sábado, 21 de dezembro de 2013

SÃO NICOLAU, INSPIRADOR DO PAPAI NOEL, EXISTIU MESMO?



Sim, o Papai Noel, a alegria das crianças, foi inspirado num verdadeiro santo da Igreja, São Nicolau. Como surgiu essa tradição? São Nicolau, Bispo de Mira, viveu na Turquia, morreu em 324. São João Damasceno (†749), doutor da Igreja, de Constantinopla, fez o seguinte elogio a São Nicolau: "Todo o universo tem em ti um pronto auxílio nas aflições, um encorajamento nas tristezas, uma consolação nas calamidades, um defensor nas tentações,um remédio salutaríssimo nas enfermidades".


São Nicolau era jovem quando ficou órfão de pai e mãe, e herdou deles uma imensa fortuna que usou para fazer muita caridade. Dai veio a figura lendária do Papai Noel, depois modificado pelo mercado.

Um dia Nicolau, soube de três moças pobres que iam se tornar prostitutas, porque o pai não tinha meio de casá-las dignamente. Nicolau foi, então, de noite, e jogou para dentro do quarto do pai delas uma bolsa com moedas de ouro. Poucos dias depois, ele casava a filha mais velha dignamente. Nicolau repetiu o gesto e, assim casou a segunda filha. Antes dele atirar pela terceira vez o dinheiro no quarto do pai das moças, foi descoberto pelo homem, que lançou-se aos pés de Nicolau, chorando de arrependimento e gratidão. Desde então, não se cansou de espalhar por toda parte o que ele tinha feito. Tornou-se o santo da caridade.

Uma vez Nicolau embarcou em um navio e avisou ao comandante que teriam violenta tempestade pela frente; mas o marinheiro o desprezou. A tempestade veio, e tão forte que todos acreditavam que iam morrer. Quando souberam que um passageiro havia previsto o que estava acontecendo, correram para ele, pedindo socorro. Nicolau rogou a Deus, e logo cessou a tempestade, acalmou-se o mar e o sol apareceu resplandecente... Tornou-se, assim, o patrono dos marinheiros, que o invocam nos momentos de perigo.

São Boaventura (†1234), bispo e doutor da Igreja, conta que em uma hospedagem o dono havia assassinado dois estudantes para ficar com o dinheiro deles. Horrorizado, São Nicolau ressuscitou os jovens e converteu o assassino. Outro milagre dele é narrado no dia em que foi sagrado Bispo de Mira. Ressuscitou o filho de uma mulher que tinha caído no fogo e morrera.

Em alguns países da Europa, é costume as pessoas trocarem presentes no dia de sua festa, 6 de dezembro e também no Natal. Portanto, é um grande santo cuja intercessão devemos pedir em nossas necessidades.

Profº Felipe Aquino

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CONSTRUÇÃO DA SACRISTIA DA MATRIZ

A construção da sacristia da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento foi iniciada em Maio de 2012; durante a Administração Paroquial do Padre Francisco Assis Inácio. A inauguração está prevista para o dia 22 de fevereiro de 2014, durante os festejos da Cátedra de São Pedro.





ASSEMBLÉIA PASTORAL PAROQUIAL

Realizada no dia 14 de dezembro de 2013, na quadra Antônio Soares da Rocha e na Escola Clotilde de Moura Lima. Estavam presentes dois membros de cada pastoral, grupo, irmandade, movimento e comunidade da paróquia. Foram realizados planejamentos para 2014, avaliação, palestras, Missa, louvores, gincanas, sorteios, stand do Dízimo, atendimento com o pároco, almoço, lanches, jantar e outros. Estavam presentes os missionários da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus.




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DOM JAIME RECEBE TITULO DE CIDADÃO TAIPUENSE



O Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, é o mais novo cidadão de Taipu. Ele recebeu o titulo de cidadão Taipuense, neste domingo, dia 1; numa celebração solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Livramento 2013, e do Ano Centenário da Paróquia de Taipu, ás 18h. O autor do requerimento foi o vereador Aluisio Filho, e aprovado pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Taipu. O Vereador Aluísio filho entregou o título. Dom Jaime na sua juventude, participava da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Todos os anos ao terminar a Festa no dia 21 de novembro, Dom Jaime vinha para Taipu de trem, para a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Ele ficava na Fazenda Rodeio em Passagem Funda, com seus familiares. Marcando assim, sua juventude em Taipu.  
Dom Jaime tem como lema no seu episcopado: "Scio Cui Crediti" (Sei em quem acreditei). Antes do Episcopado foi pároco de Pendências (1975-1987); Membro da Comissão Regional de CEBs (1984-1987); coordenador diocesano das CEBs; Reitor do Seminário Maior de Natal (1987-1995); vigário episcopal para as Pastorais Sociais (1993-1995); coordenador diocesano de Vocações e Ministérios; diretor espiritual do ECC. Estudou teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Filosofia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo.
Formado também em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; IBRADES, Rio de Janeiro; Atualização para Formadores de Seminários, Roma. Dom Jaime foi coordenador da Comissão Episcopal Regional de Vocações e Ministérios; Bispo da Diocese de Caicó (1996-2005).
Foi o 6º Bispo da Diocese de Campina Grande. E foi também, durante este período, delegado ao Cargo de administrador apostólico durante avacância da diocese de Guarabira, no estado da Paraíba. No dia 21 de dezembro de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal, tomando posse em 26 de fevereiro de 2012.No dia 26 de Fevereiro de 2012, Dom Jaime, tomou posse como 6º Arcebispo Metropolitano de Natal.

PADRE HELENILDO RECEBE TÍTULO DE PÁROCO


O Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, concedeu ao Padre Helenildo Marques, o título de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento; numa celebração solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Livramento 2013 e do Ano Centenário, no domingo, dia 1° de dezembro. Ele estava desde o dia 9 de agosto de 2012, como Administrador Paroquial. O Padre Helenildo ficou emocionado, e agradeceu ao bispo pelo título. Todos ficaram surpresos, principalmente o Padre Helenildo. A Paróquia de Taipu, é a primeira que ele administra; e a partir de agora a primeira a ser pároco. O título tem validade de 6 anos.


TAIPU ENCERROU O ANO CENTENÁRIO E FESTA DA PADROEIRA 2013


A cidade de Taipu festejava desde o dia 22 de novembro, a sua padroeira, Nossa Senhora do Livramento. Na abertura, houve a carreata saindo do Arisco da Gameleira, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Livramento, no carro da Polícia Rodoviária Federal. Na chegada houve o hasteamento das bandeiras. Todos os dia, acontecia as caminhadas penitenciais, ás 4h30; Santa Missa nos setores, ás 5h, seguida do café comunitário; Ofício da Imaculada Conceição, ás 12h; Recitação do Santo Terço, ás 18h30; e ás 19h30, a novena, celebradas a cada dia, por Padres diferentes. No dia 28, quinta-feira, foi lançado o CD “Ave Maria nos seus andores”, do Padre Helenildo Marques. O lançamento foi no centro pastoral de Taipu, ás 21h30. No dia 30, sábado, foi a tradicional barraca. Com leilão de galinhas, carneiros e garrotes. A atração musical foi a Banda Dom Cardoso e seus metais.  No dia 1 de dezembro, foi o encerramento da Festa da Padroeira 2013 e do Ano Centenário. Ás 10h, foi celebrada a Missa Solene, presidida pelo Padre Cláudio Régio. Ás 12h, Ofício da Imaculada Conceição; ás 16h30, procissão com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, pelas ruas de Taipu. Ás 18h, foi celebrada a Missa de encerramento da Festa da Padroeira 2013 e do Ano Centenário, presidida pelo Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha. Mais de 4 mil fiéis, de todos os lugares do RN, acompanharam a procissão e a Missa. Após a Missa, houve o descerramento da placa alusiva ao encerramento do Ano Centenário; seguida da queima de fogos, arriamento das bandeiras, e entronização da Imagem de Nossa Senhora do Livramento. Ás 21h, foi realizado o Jantar de Nossa Senhora, ao lado da Igreja. Durante a Missa, Dom Jaime recebeu o título de cidadão taipuense, das mãos do vereador Aluísio Filho. No mesmo instante, o arcebispo, concedeu ao Padre Helenildo Marques, o título de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu. Desde do dia 9 de agosto de 2012, o Padre Helenildo era Administrador Paroquial. O título é válido por 6 anos.
FESTEJOS DO CENTENÁRIO 

Os festejos do Centenário Paroquial de Taipu, foram abertos mo dia 19 de novembro de 2012, pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, durante a Festa da Padroeira 2012; este momento foi marcado pelo descerramento da placa alusiva. Na semana que antecedia a data do centenário, foi realizado um tríduo festivo de 14 a 18 de abril. A programação do tríduo constou de carreata, Missa, procissão luminosa, ofícios, alvorada, visistas, Missa em Latim e outros.No dia 18 de abril, dia do Centenário, houve ás 19h, a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal Dom Heitor de Araújo Sales; seguida do descerramento da placa alusiva ao dia do Centenário da Paróquia de Taipu. Durante o Ano centenário, foram realizados missões jovens, missão com os missionários da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, Crisma, Primeira Eucaristia, Encontrão do Povo de Deus do VII zonal, Tríduos festivos de Santos, Missa com Oração de Cura e Libertação e outros.
VEJA AS PRINCIPAIS FOTOS DA FESTA:


Coroação de Nossa Senhora com Padre Cláudio

Nossa Senhora do Livramento


Solene descida de Nossa Senhora


Saída da Imagem para a procissão

Procissão de Nossa Senhora pelas ruas de Taipu
Procissão de Nossa Senhora pelas ruas de Taipu

Chegada da procissão á Igreja Matriz


Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Jaime




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

TAIPU FESTEJA PADROEIRA


A festa da padroeira de Taipu, Nossa Senhora do Livramento, será celebrada de 22 de novembro a primeiro de dezembro do corrente ano, com o tema: “100 anos de fé e devoção sob o olhar da Mãe do Livramento”. Em preparação para a festa, foi celebrada uma Missa no dia 05 de novembro, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal; e outra no dia 07 de Novembro, na Igreja de Santa Terezinha, no Tirol, para os filhos taipuenses residentes em Natal.

 A festa será aberta no dia 22, com uma carreata de abertura, saindo da Capela de São Francisco de Assis, no Arisco da Gameleira, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora do Livramento, em direção a Igreja Matriz. Na chegada, haverá o hasteamento das bandeiras, bênção para os motoristas, motoqueiros, ciclistas e seus veículos.

 Uma vasta programação será desenvolvida durante a festa. Dia 23, e de 25 a 29, será realizada as caminhadas penitenciais, saindo da Igreja Matriz, para diversos pontos da cidade. Seguido da Santa Missa e do café comunitário. Todos os dias será rezado o Ofício de Nossa Senhora, ao meio dia; e 18h30 recitação do Santo Terço, seguida de novenas, ás 19h30, com diferentes celebrantes, temas, noiteiros e afilhados de Nossa Senhora. Além de quermesse, após as novenas.

 No dia 23, sábado, será realizado ás 16h, o I Taipu Fest. Uma micareta jovem com trio-elétrico e Ministérios de Músicas. Ás 21h, será o lançamento do primeiro CD do Padre Helenildo Marques de Morais, no Centro Pastoral de Taipu. No dia 24, domingo, será os batizados, ás 10h, na Igreja Matriz. No dia 29, sexta-feira, será celebrada ás 10h, a Missa dos Enfermos; presidida pelo Padre Helenildo Marques. Haverá a partir das 8h e 15h, confissões. No dia 30, sábado, será a noite da barraca, a partir das 21h, no pátio da Igreja. Haverá leilão de galinhas, garrotes e carneiros, vendas de comidas e bebidas, e bandas.

 No dia primeiro de dezembro, haverá a alvorada festiva, ás 5h. Ás 10h, será a Missa Solene, presidida pelo Padre Cláudio Régio, da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal. Ás 12h, Ofício da Imaculada Conceição, seguido da Solene descida e Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Livramento; com repique de sinos, banda de música, e Salva de Fogos. Ás 16h30, será a procissão com a Venerável Imagem da excelsa padroeira, Nossa Senhora do Livramento, pelas ruas de Taipu. Ás 18h, será a Missa de encerramento da Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Livramento 2013, do Ano Centenário, e do I Domingo do Advento. Após a Missa, será o arriamento das bandeiras, queima de fogos e Entronização da Imagem de Nossa Senhora do Livramento. Ás 20h, será o jantar da festa de Nossa Senhora do Livramento e confraternização das famílias no pátio da Igreja. A senha do jantar custa R$ 5,00 reais. Todos os alimentos serão doados.

 Além da Festa da Padoreira, Taipu comemora os 100 anos de criação da Paróquia. “Repletos deste sentimentos e com o coração palpitando de emoção chegamos juntos a mais uma festa de nossa padroeira, Nossa Senhora do Livramento. Unidos a estas celebrações, motivados pelos 100 anos de Criação da Nossa Amada Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, celebramos desde o dia 19 de novembro de 2012 o Ano Centenário, marcando esta feliz passagem histórica para o nosso povo, com muitos momentos de reflexão, Missas, orações, visitas, evangelização e o mais importante, vivemos este ano com muita alegria e entusiasmo”. Declarou o Padre Helenildo Marques; Administrador Paroquial. O Ano Centenário será encerrado no dia primeiro de dezembro, juntamente com a festa.

Paulo Henrique Viana
Coordenador Pascom Paroquial

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2013 - POÇO BRANCO/RN

De 18 à 27 de outubro do corrente ano, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus, em Poço Branco/RN, festejou o seu Padroeiro com momentos riquíssimos de orações. Depois de uma semana de pré-missões, onde a imagem peregrina do Coração de Jesus percorreu várias residências da cidade, o novenário teve início no dia 18 com uma linda carreata partindo da Capela Santa Terezinha até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Após o hasteamento das bandeiras, o Pe. Helenildo Marques, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a qual a comunidade está vinculada, celebrou a Santa missa de abertura das festividades dando início, assim, ao novenário 2013 em honra ao Sagrado Coração de Jesus. No sábado 111 crianças e adolescentes receberam a primeira comunhão e duas delas também receberam o sacramento do batismo no mesmo dia.
Vários padres celebraram o novenário. O Pe. Cláudio Régio, que passou 10 anos à frente da Paróquia, esteve celebrando uma noite do novenário e foi ovacionado pela multidão dos fiéis que lotaram a igreja. 
De 21 a 25, sempre às 04:30 da manhã, aconteceram as caminhadas penitenciais  tão esperadas pela população que saíram às ruas meditando. Ao chegarem na igreja havia sempre uma bênção especial que o Pe. Helenildo Marques dava quando todos passavam pela cruz penitencial. Sempre ao meio-dia era rezado o ofício da Imaculada Conceição.
As cantoras Léia e Sônia estiveram na cidade realizando um lindo louvor o qual contagiou a todos que participaram no Ginásio Local.
Todos os dias os fiéis lotavam a igreja numa demonstração de muita fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
No domingo, 27, pode-se ouvir, ao meio-dia, o pipocaço em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Um momento muito lindo e emocionante que já se tornou tradição na cidade que teve início na administração do Pe. Jonerikson Gomes..
Uma grande multidão participou da tradicional procissão pelas ruas da cidade às 16h e participaram da Santa Missa de Encerramento.
Abaixo, algumas fotos do novenário.






















domingo, 10 de novembro de 2013

COMO PORTAR-SE NA IGREJA


Deseja portar-se na Igreja como verdadeiro católico?


Ao entrar, observe se há a pia de água benta. Se houver, persigne-se com ela, recordando o seu Batismo, pelo qual você, marcado para sempre pela cruz do Redentor, entrou na Igreja. Entrar na igreja-casa deve sempre nos recordar a graça de quando entramos na Igreja-Povo de Deus Pai, Corpo de Cristo e Templo do Espírito!

Depois, vá até o seu lugar. Antes de entrar na fileira dos bancos, faça a genuflexão ao Santíssimo Sacramento, se Ele estiver à vista: dobre até o solo seu joelho direito. Os católicos orientais em geral rezam de pé para recordarem que são humanidade nova e gloriosa em Cristo; rezam, pois, de pé, numa posição gloriosa. Belíssimo! Nós, católicos latinos, ajoelhamo-os em várias ocasiões, como ato de humildade ante o Senhor e, sobretudo, recordando o senhorio de Cristo Jesus, diante de Quem deve dobrar-se todo joelho no céu, na terra e nos abismos. Assim, recordamos também que ainda não somos plenamente glorificados, ainda estamos a caminho! Belíssimo também!

Depois, já no seu lugar, ajoelhe-se e reze; derrame seu coração ante o Senhor em louvor, adoração e amoroso silêncio. Se não estiver inspirado, basta saudar o Santíssimo Sacramento, rezar o Pai-nosso, um Glória ao Pai, uma Ave-Maria... Somente depois sente-se e, calma e silenciosamente, pensando nas coisas de Deus, nas coisas da vida e nas coisas do céu, espere o início da santa Liturgia!

Se necessitar realmente falar com seu vizinho, faça-o com voz muito baixa e com discrição. É importante preservar o ambiente de sacralidade, respeito e religioso silêncio: "O lugar em que pisas é santo"; foi especialmente consagrado a Deus!

É assim que um verdadeiro católico, consciente e educado na fé, se porta!



Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Titular de Acúfica e Auxiliar de Aracaju.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 2013

VEJA A PROGRAMAÇÃO:




JOVENS PARTICIPAM DE ATIVIDADES EM TAIPU

Exposição do Santíssimo
Os grupos de jovens João Paulo II e Jucrita, realizaram no último sábado 19-10, uma virgília, no centro pastoral de Taipu. O objetivo era comemorar o dia da juventude. A virgília teve início ás 19h, e na programação constava de acolhida, louvor, Via Sacra da JMJ Rio 2013, palestra com o tema: "o que é ser Cristão Católico?", Terço da Misericórdia e exposição do Santíssimo. A virgília foi encerrada á meia-noite, com a Benção do Santíssimo Sacramento, com o Padre Helenildo Marques. 

No domingo, 20-10, os jovens realizaram um café da manhã, em comemoração ao aniversário sacerdotal do Padre Helenildo Marques, no centro pastoral. Ás 19h30, foi celebrada a Missa da Juventude, na Matriz de Nossa Senhora do Livramento.


Café da manhã com o Padre
FOTOS: André Mendes


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SANTO DO DIA


São Daniel Comboni


São Daniel Comboni nasceu em Limone (Itália), em 1831. Único sobrevivente de oito irmãos. Aos dez anos ingressou num internato de Verona. Quando tinha dezessete anos, ouvindo contar as vicissitudes dos missionários na África, decidiu dedicar sua vida à evangelização dos africanos.

Em 1854 é ordenado sacerdote, quando contava 23 anos de idade. Depois de uma cuidadosa preparação, estudando árabe, medicina, música etc., partiu para África em 1857.

Estando lá, impressionou-se com a terrível situação dos escravos. A prática do tráfico de escravos estava de tal maneira arraigada que, no Egito e no Sudão, o único local onde os escravos encontravam asilo eram as missões de Daniel Comboni.

Após dois anos, teve de regressar à Itália. Mas Comboni não desanima e idealiza um projeto que ele chamou “Plano para a regeneração da África”. A idéia central do projeto era salvar a África por meio dos próprios africanos. Propunha-se fundar escolas, hospitais, universidades, ao longo de toda a costa africana. Nestes centros formariam-se os futuros cristãos, professores, enfermeiros, sacerdotes e religiosas, que depois penetrariam no interior, a fim de evangelizar as populações africanas e promover o seu desenvolvimento.

Fundou em 1867 o Instituto para as Missões na África que deu lugar ao que hoje são os Missionários Combonianos.
Em 1877 é ordenado Bispo da África Central e logo a seguir ordena sacerdote um antigo escravo, primeiro padre africano daqueles lugares, quando na Europa alguns ainda negavam ao africano a evidência de ser pessoa.

Grande missionário, Comboni era capaz de atravessar o deserto para fundar um centro missionário no sul do Sudão, como também empenhava-se em falar para associações missionárias, Bispos, em Paris, Colônia (Alemanha) etc, com o objetivo de arrecadar auxílio econômico e de pessoal, organizando grupos e equipes de missionários para a Missão na África Central.

Morreu aos 50 anos, a 10 de outubro de 1881, no meio desta gente que tanto amou. No momento da morte abençoa os seus companheiros dizendo: “Não temais; eu morro, mas a minha obra não morrerá”.

Beatificado por João Paulo II a 17 de março de 1996, São Daniel Comboni foi canonizado pelo mesmo Sumo Pontífice em 5 de outubro de 2003.

São Daniel Comboni, rogai por nós!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Santo do Dia

São Luis Beltran


Luis Beltran nasceu em Valência (Espanha) em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou na Ordem Dominicana para ser sacerdote.

Com passos largos em direção à santidade (tinha apenas 23 anos quando recebeu a ordenação sacerdotal), assumiu a importante função de mestre dos noviços, até que decidiu aventurar-se na evangelização do novo mundo. Na Colômbia, Luis Beltran muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e posteriormente contra os negros escravos.

O preço da conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia foi o sofrimento promovido por exploradores espanhóis. Por duas vezes procuraram envenená-lo e em outras quatro ocasiões o assaltaram ameaçando-o de morte. São Luis não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar apóstolos para a evangelização da América.

Este bondoso amigo de todos assumiu cargos de direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. No ano de 1569 São Luis, já na Espanha como formador de futuros missionários, pôde partilhar com palavras o que viveu nas inúmeras missões. Ensinava que a arma mais eficaz na conversão das almas é uma intensa vida de oração e de muito sacrifício, e que a pregação necessita de ser acompanhada pelas boas obras, caso contrário, o mau exemplo destruiria de maneira fatal a proclamação da Boa Nova.

São Luis Beltran faleceu em Valência no ano de 1581, com 56 anos de idade. A tal ponto enriqueceu o povo e a Igreja com sua vivência missionária que o próprio pai, antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!”

São Luis Beltran, rogai por nós!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MENSAGEM DO PAPA

"Queridos irmãos e irmãs,

Quando rezamos o Credo, professamos a fé na Igreja santa. Afirmar que a Igreja é santa significa, em primeiro lugar, que Ela procede de Deus que é santo e nunca a abandona; que Jesus Cristo, o Santo de Deus, está indissoluvelmente unido a Ela; e que o Espírito Santo a guia, purifica e renova. Por outro lado, é também verdade que a Igreja é feita de pecadores. Por isso, não se pode cair na tentação de imaginar uma Igreja feita somente de puros e perfeitos: a Igreja não rejeita os pecadores, mas acolhe a todos, oferecendo a cada um a possibilidade de percorrer o caminho da santidade, através do encontro com Cristo nos sacramentos, especialmente na Confissão e na Eucaristia. Na certeza de que na vida há uma só tristeza, a de não ser santos, somos convidados a não ter medo de buscar uma grande meta, deixando que Deus nos ame e nos purifique."
Papa Francisco

Fonte: www.facebook.com.br/papafrancisco

domingo, 29 de setembro de 2013

NOTÍCIAS

OBRA DA SACRISTIA FOI RETOMADA

Há duas semanas, as obras da sacristia foram retomadas. Agora, a sacristia está com portas e janelas fixadas e toda rebocada por dentro. A obra foi iniciada na Administração Paroquial do Padre Francisco Assis Inácio, em Maio de 2012. Além de ser colocada a Pedra Fundamental foi celebrada uma Missa, seguido do lanche. A data para a inauguração será no dia 01 de Dezembro; dia do encerramento da Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Livramento 2013. Você que deseja doar materiais de construção deve procurar Suely Varela, secretária paroquial, ou o Padre Helenildo Marques.

REUNIÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

A Centenária Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, realizou neste último sábado (28), uma reunião da Pastoral da Criança. A reunião foi feita pela coordenadora da PC do VII zonal, Maria José, de João Câmara, no centro pastoral, ás 9h. A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político

REUNIÃO PARA A FESTA

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, realizou nesta quinta última, uma reunião para a Festa da Padroeira 2013. O tema será "Cem anos de fé e devoção sob o olhar da Mãe do Livramento". A reunião foi realizada após a Missa, no centro pastoral, e participaram os conselheiros do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). Na ocasião, foi feita a avaliação da Festa da Padroeira 2012, e formadas sugestões e equipes para a festa de 2013. Serão marcadas outras reuniões. A festa acontece de 21 de Novembro á 01 de Dezembro de 2013.

SANTOS ARCANJOS - MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.

São Miguel: O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel: O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael: Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

Fonte: facebook.com.br/belezadaigrejacatolica

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NOTÍCIAS


TRÍDUO DE SANTA TEREZINHA

Veja programação:

29.09 (Domingo) - Tríduo celebrado pelo Padre Helenildo Marques.
30.09 (Segunda) - Tríduo celebrado pelo Padre Helenildo Marques.
01.10 (Terça) - Tríduo celebrado por Italo Pereira.

As celebrações acontecem ás 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento. Participe!





GRUPO DE JOVEM PARTICIPA DE ATIVIDADE


O Grupo de Jovens Unidos para Cristo, de Serra Pelada, participa de atividades, neste sábado, em Parazinho-RN. Veja programação:

08h - Acolhida (com café da manhã)
09h - Evangelização nas ruas
11h30 - Almoço
12h - Ofício
15h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h - Missa de encerramento, na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Parazinho
 




ENTREVISTA NA RÁDIO


Hoje, o coordenador da PASCOM Paulo Henrique Viana, foi entrevistado no programa Manhã Show, na apresentação de Wendell Souza, na FM Estrela do Norte 87,9. Foram vários, os assuntos debatidos. Tais como: o Tríduo de Santa Terezinha, que acontece de 29 de Setembro á 01 de Outubro, em Taipu; da Festa de Santa Terezinha, que acontece de 22 de Setembro á 01 de Outubro, em Poço Branco; da novena que o Padre Helenildo Marques celebra hoje na Festa de Santa Terezinha, em Ceará Mirim; a biografia de Santa Terezinha; a Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Livramento 2013; do programa de rádio Paróquia em Ação; e outros assuntos.



FESTA DOS MÁRTIRES NO RN




O dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, celebrado em 3 de outubro, terá uma vasta programação religiosa em São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana de Natal. Como acontece todos os anos, a partir das primeiras horas da manhã, o Monumento dos Mártires, localizado na comunidade de Uruaçú, recebe os devotos para um dia de adoração e orações. Esse ano o evento terá o show de evangelização do Padre Reginaldo Manzotti, às 16h, segundo informações da prefeitura.

A Festa dos Mártires de Uruaçu teve início no último dia 22 de setembro, com a realização da Motoromaria, e faz parte do calendário de eventos do Estado, contando com a realização da Arquidiocese de Natal e apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. A expectativa dos organizadores é que este ano o público seja superior a 100 mil pessoas no monumento erguido aos “Bem-Aventurados”.
Confira a programação

De 22/09/2013 a 02/10/2013
(Horário para todos os dias no monumento em Uruaçu)
19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30: Missa

Dia 28/10/2013
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h: Caminhada do Terço Luminoso da Comunidade de Uruaçu para o Monumento dos Mártires

Dia 03/10/2013 – Feriado Estadual dos Mártires
07h: Missa no Monumento
09h: Missa Vale de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento
13h: Peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila de Uruaçu
Das 10h às 14h: Confissões, Terços e Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h: Show com o Padre Reginaldo Manzotti
18h: Concelebração Presidida por Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal
Terra de Mártires

O território são-gonçalense foi banhado com muito sangue, quando no dia 3 de outubro de 1645 ocorreu o 'Massacre de Uruaçu', onde 28 cristãos foram mortos por índios e soldados holandeses.
Jacob Rabbi, alemão a serviço do governo holandês, vivia com os índios Tapuias. Em conjunto com Paraopeba, chefe indígena convertido ao calvinismo, lideraram o massacre. Durante uma celebração, logo após a elevação da hóstia, soldados holandeses trancaram todas as portas da igreja. Já esperando estavam os índios potiguares e tapuias que invadiram o local e mataram os colonos presentes à missa. Foram praticados atos com requinte de crueldade. Alguns tiveram o direito à despedida.
A sobrevivência dependia da conversão ao calvinismo, fato rejeitado. Suas línguas foram arrancadas para que não fizessem orações católicas. Braços e pernas foram decepados, crianças partidas ao meio e muitos corpos degolados. Este foi o cenário do morticínio. Porém, todos oraram com muita fé até a morte.

O Padre Ambrósio Francisco Ferro, ainda vivo, foi muito torturado. Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas e, mesmo com todo o sofrimento, ainda pronunciou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Ninguém renegou a Deus e nem a Igreja. Morreram com fé e fidelidade.
O processo de beatificação deu início em 15 de maio de 1988, quando Dom Alair Vilar iniciou o estudo sobre os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, designando posteriormente Monsenhor Francisco de Assis Pereira o postulador da causa. No dia 5 de maio de 2000 ocorreu a beatificação oficializada em Roma, pelo Papa João Paulo II.
Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado 'Monumento aos Mártires', que foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.
O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior, tendo capacidade para receber 20 mil peregrinos. Atrás do palco há um painel medindo 30 metros. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva.

A cidade se encontra receptivo a todos que buscam reafirmar sua fé, conhecendo o local que foi palco de um grande massacre. No dia 03 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913/2006.

FOTO: Divulgação
FONTE: G1 RN

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DA PADROEIRA DE TAIPU 2013

CRIANÇAS CENTENÁRIAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, convida 100 crianças para serem os anjos centenários, na Festa da Padroeira 2013. Os anjos representam cada ano da nossa paróquia, que este ano comemora os seus 100 anos. As crianças interessadas, devem procurar a Catequese da Paróquia.



JARROS CENTENÁRIOS

A Centenária Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, irá festeja em Novembro, a Mãe do Livramento. E para o encerramento da festa ficar ainda mais bonita e ornamentada, pedimos a você, que adote um jarro de flores. Ele 
será colocado no patamá da Igreja, e depois será entregue a você. Serão 100 jarros de flores. Os interessados devem procurar Alzira Saldanha. O preço ainda não foi definido. No centenário, celebrado em 18 de abril, os jarros custaram R$ 5,00.

FESTA DE SANTA TEREZINHA 2013

PROGRAMAÇÃO DA V FESTA DE SANTA TEREZINHA EM POÇO BRANCO.

DIA 22/09 - DOMINGO
17 h 30-ABERTURA - SANTA MISSA
PRESIDENTE: Pe. HELENILDO MARQUES


DIA 23/09 - SEGUNDA-FEIRA
19 h 30 - SNATA MISSA
PRESIDENTE: Pe. FRANCISCO DE ASSIS INÁCIO

DIA 24/09 TERÇA-FEIRA
19 h 30 CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
PRESIDENTE: DIÁC:JOSÉ BELIZARIO FERREIRA

DIA 25/09 QUARTA-FEIRA
19 h 30 - SANTA MISSA
PRESIDENTE : Pe.HELENILDO MARQUES DE MORAIS

DIA 26/09 - QUINTA-FEIRA
19 h 30 - CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
PRESIDENTE: DIÁC. JOSÉ BELIZARIO FERREIRA

DIA 27/09 - SEXTA-FEIRA
19 h 30 CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
PRESIDENTE: MANOEL MARIANO DA SILVA

DIA 28/09 - SÁBADO
19h 30 SANTA MISSA
PRESIDENTE: Pe. HELENILDO MARQUES DE MORAIS

DIA 29/09 - DOMINGO
19 h 30 - SANTA MISSA
PRESIDENTE: Pe. ROBÉRIO CAMILO DA SILVA

DIA - 30/09 - SEGUNDA-FEIRA
19 h30 -CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
PRESIDENTE: DIÁC. FRANCISCO ADILSON DA SILVA

DIA 01/10 - TERÇA-FEIRA
19 h 30 - SANTA MISSA
PRESIDENTE: Pe. HELENILDO MARQUES DE MORAIS

DIA 28/09 - SÁBADO: FESTA SOCIAL
19h30 - SANTA MISSA

APÓS A SANTA MISSA HAVERÁ BARRACA COM PESCARIA,BAZAR E LEILÃO
A ANIMAÇÃO É POR CONTA DA BANDA ASSANHADINHA DO FORRÓ.

PARTICIPE!

CARTA DO PROFESSOR MANOEL NELY

POVO DE DEUS!



Quero agora trazer as palavras do nosso conterrâneo, paroquiano, benfeitor da Paróquia e devoto de Nossa Senhora do Livramento, que, imbuído pelo Espírito Santo escreveu-nos este artigo:



Natal, 20 de setembro de 2013.

“Não toqueis os meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”.
(I Crônicas - 16.23)


Somos católicos? Somos cristãos? Somos Católicos cristãos? Pense, reflita com
muita seriedade e sinceridade, pois a Deus não se engana.


Sabemos que muitos se dizem católicos, porém não são cristãos. Ser cristão é ser seguidor de Cristo. E o que significa ser seguidor de Cristo? Existe uma doutrina que se fundamenta nos Evangelhos – ensinamentos de Jesus. Nossa fé é APOSTÓLICA – nossa Igreja é APOSTÓLICA também porque herdamos os ensinamentos de Cristo transmitidos pelos Apóstolos – e assim será até a consumação dos tempos. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt. 28,20).


Não nos surpreende a leviandade de alguns fatos – mentiras – calúnias - difamações e injustiças que o padre Helenildo vem sendo injustamente acusado. E o mais triste é que tudo tem partido de algumas pessoas que se dizem “católicas”...


No momento se fazem necessárias algumas reflexões sobre o sacerdócio e a pessoa do sacerdote. Cristo é Sacerdote, profeta e Rei. O Sacerdócio ministerial faz do homem um Ministro de Deus, isto é, através do Sacramento da Ordem quem o recebe exerce todas as funções e atos inerentes ao seu ministério, “In persona Christi”, isto é, na pessoa de Cristo.


Quando o padre celebra, consagra, abençoa, perdoa, administra os sacramentos, é CRISTO QUEM FAZ através DE SUAS MÃOS. Portanto, o padre é um UNGIDO DE DEUS, um ELEITO, um ESCOLHIDO a quem devemos RESPEITO e OBEDIÊNCIA pela NOBRE, SANTA E SUBLIME missão que exerce em nome de CRISTO.
A grande Santa Teresinha do Menino Jesus, a nossa Teresa de Lisieux, costumava dizer: “Se encontrar um anjo e um sacerdote, saúdo primeiro o Sacerdote”. Na verdade, a grande Santa e doutora da Igreja tem razão, pois, nem aos anjos foram dados os poderes que Cristo deu aos sacerdotes.


E agora meu caro amigo e irmão em Cristo, Pe. Helenildo lhe conheço há tanto tempo! Você foi meu aluno no Seminário de São Pedro; sei que você é um homem sério, de pouca conversa, de muita ação, de muita piedade, de muita oração e de muita unção sacerdotal. Não se entristeça, nem se abata com os vômitos diabólicos que línguas ferinas e sem escrúpulos tentam em vão lhe atingir. “Coragem, eu venci o mundo!”. (João 16.33). Para estes só temos a dizer: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc. 23.34).


Pe. Helenildo, que as palavras de Jesus no Sermão da montanha: “As Bem-aventuranças” sejam o seu conforto, fortaleza e coragem para enfrentar estes que não são seus inimigos, mas inimigos da Igreja, inimigos de Cristo. “Bem-aventurados, sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, vos caluniarem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus pois (também) assim perseguiram os profetas que existiram antes de vós”. (Mt. 5 11,12).


Beijo com respeito suas mãos ungidas de Sacerdote e Ministro de Cristo.


Seu irmão no amor de Cristo e na devoção a Nossa Senhora do Livramento.

Prof. Manoel Neli Rocha Vieira.

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...