sábado, 21 de dezembro de 2013

SÃO NICOLAU, INSPIRADOR DO PAPAI NOEL, EXISTIU MESMO?



Sim, o Papai Noel, a alegria das crianças, foi inspirado num verdadeiro santo da Igreja, São Nicolau. Como surgiu essa tradição? São Nicolau, Bispo de Mira, viveu na Turquia, morreu em 324. São João Damasceno (†749), doutor da Igreja, de Constantinopla, fez o seguinte elogio a São Nicolau: "Todo o universo tem em ti um pronto auxílio nas aflições, um encorajamento nas tristezas, uma consolação nas calamidades, um defensor nas tentações,um remédio salutaríssimo nas enfermidades".


São Nicolau era jovem quando ficou órfão de pai e mãe, e herdou deles uma imensa fortuna que usou para fazer muita caridade. Dai veio a figura lendária do Papai Noel, depois modificado pelo mercado.

Um dia Nicolau, soube de três moças pobres que iam se tornar prostitutas, porque o pai não tinha meio de casá-las dignamente. Nicolau foi, então, de noite, e jogou para dentro do quarto do pai delas uma bolsa com moedas de ouro. Poucos dias depois, ele casava a filha mais velha dignamente. Nicolau repetiu o gesto e, assim casou a segunda filha. Antes dele atirar pela terceira vez o dinheiro no quarto do pai das moças, foi descoberto pelo homem, que lançou-se aos pés de Nicolau, chorando de arrependimento e gratidão. Desde então, não se cansou de espalhar por toda parte o que ele tinha feito. Tornou-se o santo da caridade.

Uma vez Nicolau embarcou em um navio e avisou ao comandante que teriam violenta tempestade pela frente; mas o marinheiro o desprezou. A tempestade veio, e tão forte que todos acreditavam que iam morrer. Quando souberam que um passageiro havia previsto o que estava acontecendo, correram para ele, pedindo socorro. Nicolau rogou a Deus, e logo cessou a tempestade, acalmou-se o mar e o sol apareceu resplandecente... Tornou-se, assim, o patrono dos marinheiros, que o invocam nos momentos de perigo.

São Boaventura (†1234), bispo e doutor da Igreja, conta que em uma hospedagem o dono havia assassinado dois estudantes para ficar com o dinheiro deles. Horrorizado, São Nicolau ressuscitou os jovens e converteu o assassino. Outro milagre dele é narrado no dia em que foi sagrado Bispo de Mira. Ressuscitou o filho de uma mulher que tinha caído no fogo e morrera.

Em alguns países da Europa, é costume as pessoas trocarem presentes no dia de sua festa, 6 de dezembro e também no Natal. Portanto, é um grande santo cuja intercessão devemos pedir em nossas necessidades.

Profº Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...