Pular para o conteúdo principal

SÃO NICOLAU, INSPIRADOR DO PAPAI NOEL, EXISTIU MESMO?



Sim, o Papai Noel, a alegria das crianças, foi inspirado num verdadeiro santo da Igreja, São Nicolau. Como surgiu essa tradição? São Nicolau, Bispo de Mira, viveu na Turquia, morreu em 324. São João Damasceno (†749), doutor da Igreja, de Constantinopla, fez o seguinte elogio a São Nicolau: "Todo o universo tem em ti um pronto auxílio nas aflições, um encorajamento nas tristezas, uma consolação nas calamidades, um defensor nas tentações,um remédio salutaríssimo nas enfermidades".


São Nicolau era jovem quando ficou órfão de pai e mãe, e herdou deles uma imensa fortuna que usou para fazer muita caridade. Dai veio a figura lendária do Papai Noel, depois modificado pelo mercado.

Um dia Nicolau, soube de três moças pobres que iam se tornar prostitutas, porque o pai não tinha meio de casá-las dignamente. Nicolau foi, então, de noite, e jogou para dentro do quarto do pai delas uma bolsa com moedas de ouro. Poucos dias depois, ele casava a filha mais velha dignamente. Nicolau repetiu o gesto e, assim casou a segunda filha. Antes dele atirar pela terceira vez o dinheiro no quarto do pai das moças, foi descoberto pelo homem, que lançou-se aos pés de Nicolau, chorando de arrependimento e gratidão. Desde então, não se cansou de espalhar por toda parte o que ele tinha feito. Tornou-se o santo da caridade.

Uma vez Nicolau embarcou em um navio e avisou ao comandante que teriam violenta tempestade pela frente; mas o marinheiro o desprezou. A tempestade veio, e tão forte que todos acreditavam que iam morrer. Quando souberam que um passageiro havia previsto o que estava acontecendo, correram para ele, pedindo socorro. Nicolau rogou a Deus, e logo cessou a tempestade, acalmou-se o mar e o sol apareceu resplandecente... Tornou-se, assim, o patrono dos marinheiros, que o invocam nos momentos de perigo.

São Boaventura (†1234), bispo e doutor da Igreja, conta que em uma hospedagem o dono havia assassinado dois estudantes para ficar com o dinheiro deles. Horrorizado, São Nicolau ressuscitou os jovens e converteu o assassino. Outro milagre dele é narrado no dia em que foi sagrado Bispo de Mira. Ressuscitou o filho de uma mulher que tinha caído no fogo e morrera.

Em alguns países da Europa, é costume as pessoas trocarem presentes no dia de sua festa, 6 de dezembro e também no Natal. Portanto, é um grande santo cuja intercessão devemos pedir em nossas necessidades.

Profº Felipe Aquino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois…

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua