PARÓQUIA


CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

A criação de uma paróquia é prerrogativa de um bispo, assim, a  paróquia de Taipu foi canonicamente criada pelo bispo de Natal dom Joaquim Antonio de Almeida ( 1868-1947),  em 18 de abril de 1913, tendo sido esta a única paróquia criada por ele em seu ministério episcopal.Sua instalação se deu por membros da cúria diocesana de Natal no dia 1 de maio de 1913.

A época da criação da paróquia de Taipu, a Igreja Católica estava sob os cuidados papais de Pio X (1903-1914) que  segundo Pierrard (2006,p.253) manteve em seu pontificado ares de um cura de interior.Sua divisa era Instaurare omnia in Christo ( restaurar tudo em Cristo), onde preocupou-se menos em inovar e mais em defender e aprofundar.Fez a reforma da música sacra (1903), fomentou a frequência regular aos sacramentos, principalmente à comunhão eucaristica, reformou  breviário ( 1905) e reelaborou o Código de Direito Canonico. Sua meta era dispor aos membros da Igreja instrumentos mais adequados de santificação.No Brasil criou a diocese de Taubaté-SP e a arquidiocese de Aracajú-SE.Foi canonizado em 1954.

 Conforme consta no livro tombo da paróquia de Ceará Mirim o processo da criação da freguesia de Taipu foi conduzido pelo o então vigário daquela paróquia, o padre Jefferson Urbano Rodrigues, que se tornou o primeiro pároco da nova paróquia (Cf. Livro tombo PNSCCM, Nº 1, p.182.).Atendendo a solicitação da população taipuense, o primeiro bispo de Natal, dom Joaquim Antônio de Almeida criou a Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Taipu em 18 de abril de 1913.

  A nomeação do vigário paroquial, o padre Jéferson Urbano Rodrigues, foi assinada pelo bispo em 21 de abril, sendo a instalação da nova paróquia realizada no dia 01 de maio do mesmo ano com a posse do referido pároco, conforme consta no livro tombo da paróquia:

Por decreto diocesano de 18 de abril de mil novecentos e treze foi instalada em 1 de maio do mesmo anno a freguesia de Taipu, desmembrada da de Ceará-Mirim pelos limites civis. Foi feita a provisão de vigário sendo nomeado para isto o Revmo. Sr. Padre Jéferson Urbano Rodrigues [...] o decreto e provisão do vigário foram lidos em Taipu e Ceará- Mirim pelo padre Cicco, vigário de Ceará-Mirim e encarregado de Taipu (Livro tombo PNSL, p 02-3. )[2].

Estava concretizado, portanto, o sonho da comunidade taipuense da criação da paróquia. Sonho que havia sido acalentado anos antes, mas que só pode ser concretizado pela ação da população que anseiava pela criação da paróquia, o empenho do padre Jeferson Urbano Rodrigues que se encarregou dos preparativos para tal finalidade e a benevolência de dom Antônio Joaquim de Almeida.

Embora tenha criado a paróquia dom Joaquim não esteve presente na sua instalação que fez-se representar por  autoridades eclesiásticas que estiveram presente para oficializar o ato da instalação da paróquia conforme consta na ata de instalação:

Ata da installação da freguesia de Taipu, em 1 de maio de 1913.

"Para maior glória de Deus e salvação das almas, ao 1 de maio de mil novecentos e treze perante grande numero de fieis em presença dos Revmos. missionários frei André Araújo e frei Alfredo Madureira, franciscanos religiosos e [...] testemunhas [...] ficou installada a freguesia de Taipu, desmembrada da freguesia de Ceará-Mirim, por decreto do Exmo.  e  Revmo.  Sr. D. Joaquim de Almeida d.d bispo de Natal, nomeando para vigário o Revmo. Pe Jéferson Urbano Rodrigues [...] do ato de 18 de Abril de 1913. E para constar lavrou-se esta presente ata [...] (LT p, 3). "

            A sede da paróquia seria a cidade de Taipu e o território da paróquia foi estabelecido entre os limites da cidade de Ceará-Mirim até a cidade de Baixa Verde. Permaneceu com essa configuração territorial até 1926 quando foi criada a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens da cidade de Baixa Verde (João Câmara). Embora lhe sejam atribuidas visitas pastorais a todas as paróquias da diocese não há registros de visita pastoral à paróquia realizada por dom Joaquim de Almeida em Taipu.


Dom Joaquim de Almeida

Fonte: www.taipu-rn.blogspot.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...