terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TAIPU ENCERROU O ANO CENTENÁRIO E FESTA DA PADROEIRA 2013


A cidade de Taipu festejava desde o dia 22 de novembro, a sua padroeira, Nossa Senhora do Livramento. Na abertura, houve a carreata saindo do Arisco da Gameleira, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Livramento, no carro da Polícia Rodoviária Federal. Na chegada houve o hasteamento das bandeiras. Todos os dia, acontecia as caminhadas penitenciais, ás 4h30; Santa Missa nos setores, ás 5h, seguida do café comunitário; Ofício da Imaculada Conceição, ás 12h; Recitação do Santo Terço, ás 18h30; e ás 19h30, a novena, celebradas a cada dia, por Padres diferentes. No dia 28, quinta-feira, foi lançado o CD “Ave Maria nos seus andores”, do Padre Helenildo Marques. O lançamento foi no centro pastoral de Taipu, ás 21h30. No dia 30, sábado, foi a tradicional barraca. Com leilão de galinhas, carneiros e garrotes. A atração musical foi a Banda Dom Cardoso e seus metais.  No dia 1 de dezembro, foi o encerramento da Festa da Padroeira 2013 e do Ano Centenário. Ás 10h, foi celebrada a Missa Solene, presidida pelo Padre Cláudio Régio. Ás 12h, Ofício da Imaculada Conceição; ás 16h30, procissão com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, pelas ruas de Taipu. Ás 18h, foi celebrada a Missa de encerramento da Festa da Padroeira 2013 e do Ano Centenário, presidida pelo Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha. Mais de 4 mil fiéis, de todos os lugares do RN, acompanharam a procissão e a Missa. Após a Missa, houve o descerramento da placa alusiva ao encerramento do Ano Centenário; seguida da queima de fogos, arriamento das bandeiras, e entronização da Imagem de Nossa Senhora do Livramento. Ás 21h, foi realizado o Jantar de Nossa Senhora, ao lado da Igreja. Durante a Missa, Dom Jaime recebeu o título de cidadão taipuense, das mãos do vereador Aluísio Filho. No mesmo instante, o arcebispo, concedeu ao Padre Helenildo Marques, o título de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu. Desde do dia 9 de agosto de 2012, o Padre Helenildo era Administrador Paroquial. O título é válido por 6 anos.
FESTEJOS DO CENTENÁRIO 

Os festejos do Centenário Paroquial de Taipu, foram abertos mo dia 19 de novembro de 2012, pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, durante a Festa da Padroeira 2012; este momento foi marcado pelo descerramento da placa alusiva. Na semana que antecedia a data do centenário, foi realizado um tríduo festivo de 14 a 18 de abril. A programação do tríduo constou de carreata, Missa, procissão luminosa, ofícios, alvorada, visistas, Missa em Latim e outros.No dia 18 de abril, dia do Centenário, houve ás 19h, a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal Dom Heitor de Araújo Sales; seguida do descerramento da placa alusiva ao dia do Centenário da Paróquia de Taipu. Durante o Ano centenário, foram realizados missões jovens, missão com os missionários da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, Crisma, Primeira Eucaristia, Encontrão do Povo de Deus do VII zonal, Tríduos festivos de Santos, Missa com Oração de Cura e Libertação e outros.
VEJA AS PRINCIPAIS FOTOS DA FESTA:


Coroação de Nossa Senhora com Padre Cláudio

Nossa Senhora do Livramento


Solene descida de Nossa Senhora


Saída da Imagem para a procissão

Procissão de Nossa Senhora pelas ruas de Taipu
Procissão de Nossa Senhora pelas ruas de Taipu

Chegada da procissão á Igreja Matriz


Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Jaime




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...