Pular para o conteúdo principal

TAIPU FESTEJA PADROEIRA


A festa da padroeira de Taipu, Nossa Senhora do Livramento, será celebrada de 22 de novembro a primeiro de dezembro do corrente ano, com o tema: “100 anos de fé e devoção sob o olhar da Mãe do Livramento”. Em preparação para a festa, foi celebrada uma Missa no dia 05 de novembro, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal; e outra no dia 07 de Novembro, na Igreja de Santa Terezinha, no Tirol, para os filhos taipuenses residentes em Natal.

 A festa será aberta no dia 22, com uma carreata de abertura, saindo da Capela de São Francisco de Assis, no Arisco da Gameleira, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora do Livramento, em direção a Igreja Matriz. Na chegada, haverá o hasteamento das bandeiras, bênção para os motoristas, motoqueiros, ciclistas e seus veículos.

 Uma vasta programação será desenvolvida durante a festa. Dia 23, e de 25 a 29, será realizada as caminhadas penitenciais, saindo da Igreja Matriz, para diversos pontos da cidade. Seguido da Santa Missa e do café comunitário. Todos os dias será rezado o Ofício de Nossa Senhora, ao meio dia; e 18h30 recitação do Santo Terço, seguida de novenas, ás 19h30, com diferentes celebrantes, temas, noiteiros e afilhados de Nossa Senhora. Além de quermesse, após as novenas.

 No dia 23, sábado, será realizado ás 16h, o I Taipu Fest. Uma micareta jovem com trio-elétrico e Ministérios de Músicas. Ás 21h, será o lançamento do primeiro CD do Padre Helenildo Marques de Morais, no Centro Pastoral de Taipu. No dia 24, domingo, será os batizados, ás 10h, na Igreja Matriz. No dia 29, sexta-feira, será celebrada ás 10h, a Missa dos Enfermos; presidida pelo Padre Helenildo Marques. Haverá a partir das 8h e 15h, confissões. No dia 30, sábado, será a noite da barraca, a partir das 21h, no pátio da Igreja. Haverá leilão de galinhas, garrotes e carneiros, vendas de comidas e bebidas, e bandas.

 No dia primeiro de dezembro, haverá a alvorada festiva, ás 5h. Ás 10h, será a Missa Solene, presidida pelo Padre Cláudio Régio, da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal. Ás 12h, Ofício da Imaculada Conceição, seguido da Solene descida e Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Livramento; com repique de sinos, banda de música, e Salva de Fogos. Ás 16h30, será a procissão com a Venerável Imagem da excelsa padroeira, Nossa Senhora do Livramento, pelas ruas de Taipu. Ás 18h, será a Missa de encerramento da Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Livramento 2013, do Ano Centenário, e do I Domingo do Advento. Após a Missa, será o arriamento das bandeiras, queima de fogos e Entronização da Imagem de Nossa Senhora do Livramento. Ás 20h, será o jantar da festa de Nossa Senhora do Livramento e confraternização das famílias no pátio da Igreja. A senha do jantar custa R$ 5,00 reais. Todos os alimentos serão doados.

 Além da Festa da Padoreira, Taipu comemora os 100 anos de criação da Paróquia. “Repletos deste sentimentos e com o coração palpitando de emoção chegamos juntos a mais uma festa de nossa padroeira, Nossa Senhora do Livramento. Unidos a estas celebrações, motivados pelos 100 anos de Criação da Nossa Amada Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, celebramos desde o dia 19 de novembro de 2012 o Ano Centenário, marcando esta feliz passagem histórica para o nosso povo, com muitos momentos de reflexão, Missas, orações, visitas, evangelização e o mais importante, vivemos este ano com muita alegria e entusiasmo”. Declarou o Padre Helenildo Marques; Administrador Paroquial. O Ano Centenário será encerrado no dia primeiro de dezembro, juntamente com a festa.

Paulo Henrique Viana
Coordenador Pascom Paroquial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua

TAIPU ABRE FESTA DA PADROEIRA 2015

Foi aberta nesta quinta-feira (26), a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Os festejos da padroeira de Taipu acontece de 26 de novembro á 6 de Dezembro, tendo como tema: "Com Maria, a Mãe do Livramento, anunciaremos a alegria do Evangelho" e lema: "Ai de mim, se eu não evangelizar! (Cor 9, 16)". Este ano será a 176a realização da festa da Padroeira. 
Os festejos foram abertos com uma carreata saindo da comunidade de Serra Pelada com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia; e a imagem de São Sebastião, padroeiro de Serra Pelada. As imagens foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícia Militar - PM, e Pré-Militar.  Logo na entrada de Taipu, os paroquianos e devotos de Nossa Senhora esperavam a carreata para fazer uma bonita caminhada até a igreja Matriz. 
Ao chegar na matriz, houve o hasteamento das bandeiras e estandarte, e a bênção dos motoristas e motoqueiros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa de Abertura da Festa de N…