Pular para o conteúdo principal

CARTA DO PROFESSOR MANOEL NELY

POVO DE DEUS!



Quero agora trazer as palavras do nosso conterrâneo, paroquiano, benfeitor da Paróquia e devoto de Nossa Senhora do Livramento, que, imbuído pelo Espírito Santo escreveu-nos este artigo:



Natal, 20 de setembro de 2013.

“Não toqueis os meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”.
(I Crônicas - 16.23)


Somos católicos? Somos cristãos? Somos Católicos cristãos? Pense, reflita com
muita seriedade e sinceridade, pois a Deus não se engana.


Sabemos que muitos se dizem católicos, porém não são cristãos. Ser cristão é ser seguidor de Cristo. E o que significa ser seguidor de Cristo? Existe uma doutrina que se fundamenta nos Evangelhos – ensinamentos de Jesus. Nossa fé é APOSTÓLICA – nossa Igreja é APOSTÓLICA também porque herdamos os ensinamentos de Cristo transmitidos pelos Apóstolos – e assim será até a consumação dos tempos. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt. 28,20).


Não nos surpreende a leviandade de alguns fatos – mentiras – calúnias - difamações e injustiças que o padre Helenildo vem sendo injustamente acusado. E o mais triste é que tudo tem partido de algumas pessoas que se dizem “católicas”...


No momento se fazem necessárias algumas reflexões sobre o sacerdócio e a pessoa do sacerdote. Cristo é Sacerdote, profeta e Rei. O Sacerdócio ministerial faz do homem um Ministro de Deus, isto é, através do Sacramento da Ordem quem o recebe exerce todas as funções e atos inerentes ao seu ministério, “In persona Christi”, isto é, na pessoa de Cristo.


Quando o padre celebra, consagra, abençoa, perdoa, administra os sacramentos, é CRISTO QUEM FAZ através DE SUAS MÃOS. Portanto, o padre é um UNGIDO DE DEUS, um ELEITO, um ESCOLHIDO a quem devemos RESPEITO e OBEDIÊNCIA pela NOBRE, SANTA E SUBLIME missão que exerce em nome de CRISTO.
A grande Santa Teresinha do Menino Jesus, a nossa Teresa de Lisieux, costumava dizer: “Se encontrar um anjo e um sacerdote, saúdo primeiro o Sacerdote”. Na verdade, a grande Santa e doutora da Igreja tem razão, pois, nem aos anjos foram dados os poderes que Cristo deu aos sacerdotes.


E agora meu caro amigo e irmão em Cristo, Pe. Helenildo lhe conheço há tanto tempo! Você foi meu aluno no Seminário de São Pedro; sei que você é um homem sério, de pouca conversa, de muita ação, de muita piedade, de muita oração e de muita unção sacerdotal. Não se entristeça, nem se abata com os vômitos diabólicos que línguas ferinas e sem escrúpulos tentam em vão lhe atingir. “Coragem, eu venci o mundo!”. (João 16.33). Para estes só temos a dizer: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc. 23.34).


Pe. Helenildo, que as palavras de Jesus no Sermão da montanha: “As Bem-aventuranças” sejam o seu conforto, fortaleza e coragem para enfrentar estes que não são seus inimigos, mas inimigos da Igreja, inimigos de Cristo. “Bem-aventurados, sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, vos caluniarem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus pois (também) assim perseguiram os profetas que existiram antes de vós”. (Mt. 5 11,12).


Beijo com respeito suas mãos ungidas de Sacerdote e Ministro de Cristo.


Seu irmão no amor de Cristo e na devoção a Nossa Senhora do Livramento.

Prof. Manoel Neli Rocha Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois…

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua