Pular para o conteúdo principal

Democratização do Estado Brasileiro é tema de Seminário


A Arquidiocese de Natal promoverá Seminário, dias 10 e 11 próximos, no auditório do SESC, da Cidade Alta, na capital potiguar. O evento faz parte da programação de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira e debaterá o tema: “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro”.
O Seminário terá início, na próxima sexta-feira, 10, às 9h, com um momento de espiritualidade, conduzido pelo cantor e compositor  de músicas religiosas, Zé Vicente. Depois, haverá uma mesa redonda, com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; do bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e do administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. À tarde, serão realizadas mais duas mesas redondas, que terão como expositores professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Paraíba. A partir das 19 h, haverá palestra sobre “O papel civilizatório dos Movimentos Sociais e a luta pela democratização”, proferida pelo Frei Beto, frade dominicano, autor de mais de 50 livros, e que já recebeu vários prêmios pela atuação em prol dos direitos humanos.
No sábado, 11, das 8 às 12h, acontecerão oficinas temáticas, com vistas da construção de pistas propositivas sobre o tema: “O Estado que queremos”.
O Seminário é aberto a pessoas que atuam em pastorais sociais, movimentos sociais, sindicatos e demais interessados no assunto. Para participar é necessário fazer inscrição, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. A taxa de inscrição é de dez reais. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (84) 3615-2800 e do e-mail setorsocial@arquidiocesedenatal.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois…

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua