Pular para o conteúdo principal

CAPUCHINHOS REALIZAM 15ª FESTA DE FREI DAMIÃO NO RECIFE


     Cerca de 100 mil pessoas devem participar dos festejos de Frei Damião de Bozzano, no Recife (PE). 

Os Frades Menores Capuchinhos do Convento São Félix de Cantalice divulgaram nesta quarta-feira (15) a programação oficial da 15ª festa de Frei Damião de Bozzano. Em 2013, a celebração recorda os 16 anos da morte do frade que ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’. A festa acontece entre os dias 23 e 31 de maio. 
     Nesse ano, a festividade conta com a participação especial da cantora Joanna que fará um show beneficente no próximo domingo (19), no Teatro Guararapes em Olinda. 
Na programação haverá celebrações, vigílias e a tradicional procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário até o Convento São Félix. Segundo frei Jociel João Gomes da Silva, um dos organizadores do evento, a festa recebe milhares de devotos e romeiros de todo o estado e Nordeste. 
Frei Damião ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’ pelo seu testemunho nas Santas Missões. Frei Jociel da Silva contou que o religioso chegava a dispensar até 12 horas de seu dia para atender confissões. 
“Dentre os seus inúmeros testemunhos há um que se destaca, o atendimento nas confissões. Frei Damião foi um dos maiores confessores do Brasil. Ele começava a atender às oito horas da manhã e ficava até a meia-noite”. Durante as festividades de Frei Damião é dada a tradicional bênção de São Felix, realizada há mais de 300 anos. 
     “Em Recife é muito forte essa bênção, virou tradição. São momentos de orações, louvores e a pessoa é ungida com óleo e abençoada com água benta. Muitas pessoas recorrem à bênção de São Félix para pedir a cura de doenças”. De acordo com relatos historicos, São Félix, primeiro santo capuchinho canonizado, abençoava as pessoas com o óleo da lamparina do sacrário. Os frades continuam na atualidade o mesmo gesto do santo, abençoando com o óleo que nos dias atuais não é mais elaborado com o oléo da lamparina, mas um outro preparado pelos religiosos. 
     No dia 31 de maio, dia da morte de Frei Damião, serão realizadas quatro missas, às 6h, 9h, 11h e 17h, atendimento de confissões e bênção de São Félix durante o dia e Coroação de Nossa Senhora. 

Fonte: Portal 12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua

TAIPU ABRE FESTA DA PADROEIRA 2015

Foi aberta nesta quinta-feira (26), a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Os festejos da padroeira de Taipu acontece de 26 de novembro á 6 de Dezembro, tendo como tema: "Com Maria, a Mãe do Livramento, anunciaremos a alegria do Evangelho" e lema: "Ai de mim, se eu não evangelizar! (Cor 9, 16)". Este ano será a 176a realização da festa da Padroeira. 
Os festejos foram abertos com uma carreata saindo da comunidade de Serra Pelada com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia; e a imagem de São Sebastião, padroeiro de Serra Pelada. As imagens foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícia Militar - PM, e Pré-Militar.  Logo na entrada de Taipu, os paroquianos e devotos de Nossa Senhora esperavam a carreata para fazer uma bonita caminhada até a igreja Matriz. 
Ao chegar na matriz, houve o hasteamento das bandeiras e estandarte, e a bênção dos motoristas e motoqueiros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa de Abertura da Festa de N…