quinta-feira, 23 de maio de 2013

CAPUCHINHOS REALIZAM 15ª FESTA DE FREI DAMIÃO NO RECIFE


     Cerca de 100 mil pessoas devem participar dos festejos de Frei Damião de Bozzano, no Recife (PE). 

Os Frades Menores Capuchinhos do Convento São Félix de Cantalice divulgaram nesta quarta-feira (15) a programação oficial da 15ª festa de Frei Damião de Bozzano. Em 2013, a celebração recorda os 16 anos da morte do frade que ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’. A festa acontece entre os dias 23 e 31 de maio. 
     Nesse ano, a festividade conta com a participação especial da cantora Joanna que fará um show beneficente no próximo domingo (19), no Teatro Guararapes em Olinda. 
Na programação haverá celebrações, vigílias e a tradicional procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário até o Convento São Félix. Segundo frei Jociel João Gomes da Silva, um dos organizadores do evento, a festa recebe milhares de devotos e romeiros de todo o estado e Nordeste. 
Frei Damião ficou conhecido como ‘Apóstolo do Nordeste’ pelo seu testemunho nas Santas Missões. Frei Jociel da Silva contou que o religioso chegava a dispensar até 12 horas de seu dia para atender confissões. 
“Dentre os seus inúmeros testemunhos há um que se destaca, o atendimento nas confissões. Frei Damião foi um dos maiores confessores do Brasil. Ele começava a atender às oito horas da manhã e ficava até a meia-noite”. Durante as festividades de Frei Damião é dada a tradicional bênção de São Felix, realizada há mais de 300 anos. 
     “Em Recife é muito forte essa bênção, virou tradição. São momentos de orações, louvores e a pessoa é ungida com óleo e abençoada com água benta. Muitas pessoas recorrem à bênção de São Félix para pedir a cura de doenças”. De acordo com relatos historicos, São Félix, primeiro santo capuchinho canonizado, abençoava as pessoas com o óleo da lamparina do sacrário. Os frades continuam na atualidade o mesmo gesto do santo, abençoando com o óleo que nos dias atuais não é mais elaborado com o oléo da lamparina, mas um outro preparado pelos religiosos. 
     No dia 31 de maio, dia da morte de Frei Damião, serão realizadas quatro missas, às 6h, 9h, 11h e 17h, atendimento de confissões e bênção de São Félix durante o dia e Coroação de Nossa Senhora. 

Fonte: Portal 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...