Pular para o conteúdo principal

VOCAÇÃO

Pe. João Maria dos Anjos Sobrinho
Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento


Estamos em agosto, mês das vocações. Em cada domingo a igreja dedica orações direcionadas a cada uma delas. Para tirarmos algumas dúvidas sobre vocação, fizemos uma entrevista com o nosso Administrador Paroquial, o Pe. João Maria dos Anjos. Vejamos:

O SAGRADO: O que é vocação?
PE. JOÃO: Antes de tudo, vocação é chamado, é dom de Deus concedido ao ser humano para desempenhar determinada missão.
O SAGRADO: É possível ter mais de uma vocação?
PE. JOÃO: Do ponto de vista religioso podemos experimentar alguns aspectos da vocação. Na Igreja há vários carismas e ministérios. Existe a vocação à vida consagrada, por exemplo, o Padre, a Freira, o Frade, o Monge e tantos outros, como também a vocação a vida matrimonial, na qual a pessoa pode exercer o seu ministério laical e sua missionariedade. Sem falar, claro, no âmbito da vocação como talento, como escolha de profissão.
O SAGRADO: Como podemos discerni-la?
PE. JOÃO: Através do conhecimento dos diversos carismas.
O SAGRADO: Quais são os sinais para que percebamos que estamos sendo chamados a uma vocação específica
PE. JOÃO: São vários os sinais, mas a percepção do chamado é uma experiência ímpar, única. É preciso estar atento as sinais que o próprio Deus nos dá.
O SAGRADO: A pessoa que não responde a um chamado vocacional está pecando?
PE. JOÃO: Não digo que a pessoa esteja pecando, mas fugindo desse chamado e essa fuga pode causar sofrimento mais tarde na vida deste pessoa.
O SAGRADO: Há pessoas que depois de viverem, por algum tempo, determinado chamado vocacional, desistem dele. Nesse caso houve erro de discernimento?
PE. JOÃO: Não falo em erro, mas imaturidade vocacional no processo de discernimento.
O SAGRADO: Quando se pensa em vocação, pensamos em algo que nos dê destaque e retorno financeiro. É possível ser um vocacionado nas coisas simples?
PE. JOÃO: Primeiro não podemos pensar em vocação como algo rentável, status ou coisa parecida. A vocação deve ser vivida de maneira simples, atendendo sempre a vontade de Deus na sua vida vocacional.
O SAGRADO: o desejo dos pais, parentes e amigos pode interferir na vocação de alguém?
PE. JOÃO: Creio que não. Mas, isso acontece. Pode ocorrer no futuro desta pessoa um desânimo e até mesmo uma desistência porque tal pessoa sofreu influência de outros e não discerniu verdadeiramente sobre sua vocação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua

TAIPU ABRE FESTA DA PADROEIRA 2015

Foi aberta nesta quinta-feira (26), a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Os festejos da padroeira de Taipu acontece de 26 de novembro á 6 de Dezembro, tendo como tema: "Com Maria, a Mãe do Livramento, anunciaremos a alegria do Evangelho" e lema: "Ai de mim, se eu não evangelizar! (Cor 9, 16)". Este ano será a 176a realização da festa da Padroeira. 
Os festejos foram abertos com uma carreata saindo da comunidade de Serra Pelada com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia; e a imagem de São Sebastião, padroeiro de Serra Pelada. As imagens foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícia Militar - PM, e Pré-Militar.  Logo na entrada de Taipu, os paroquianos e devotos de Nossa Senhora esperavam a carreata para fazer uma bonita caminhada até a igreja Matriz. 
Ao chegar na matriz, houve o hasteamento das bandeiras e estandarte, e a bênção dos motoristas e motoqueiros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa de Abertura da Festa de N…