Pular para o conteúdo principal

BEATIFICAÇÃO DA VENERÁVEL BARBARA MAIX

Religiosa austríaca que viveu no Rio Grande do Sul no século 18 está prestes a ser beatificada pelo Papa Bento XVI. Trata-se da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ela nasceu m Viena (Áustria) em junho de 1818 e faleceu em 1873 na cidade de Catumbi (RJ). A freira será a primeira mulher que viveu no Rio Grande do Sul a alcançar o título.
No fim do mês de março, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto do milagre atribuído a intercessão da fundadora: A cura prodigiosa do menino Onorino Ecker que em julho de 1944 ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro graus quando caiu em uma panela de água fervente em uma fogueira. Com isso, a etapa da beatificação será finalizada dentro do processo que pede a canonização de Bárbara Maix.
Segundo Irmã Marlise Handges, Diretora Geral da Congregação, a beatificação da fundadora oportuniza a ampla divulgação do legado por deixado pela fundadora: “Será um revigoramento para toda a Congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus. À medida que a Congregação foi conhecendo mais a vida da Fundadora, sua missão, seus escritos, foi percebendo que não poderia reter esta riqueza de vida apenas para si. Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale a pena e que leva à verdadeira realização”, afirmou.Já para Irmã Gentila Richetti, postuladora do processo, “A beatificação é uma confirmação pública da vida e da obra de santidade de um membro da Igreja. Madre Bárbara Maix será apresentada como quem viveu intimamente unida a Cristo e amou os irmãos e irmãs como Ele. Sua vida e sua obra dão testemunho deste amor. Bárbara desperta em nós a consciência e a alegria de sermos filhos e filhas de Deus, amados ao infinito!” exclamou a religiosa.A beatificação será no dia 06 de novembro de 2010 em Porto Alegre, RS
CRONOLOGIA - Para que esta etapa fosse vencida, um longo caminho foi percorrido: Em 1993 foi realizada em Porto Alegre (RS) a Sessão de Abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara, sendo que em 17 de março de 1997 o processo foi aberto na Congregação das Causas dos Santos, em Roma. Em 03 de julho de 2008, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto referente às virtudes heróicas da Serva de Deus, Bárbara Maix, que, a partir dessa data, passou a ser Venerável na Igreja. Já no dia 22 de abril de 2009, o Congresso dos Teólogos reconheceu por unanimidade, ser MILAGRE a cura de Onorino Ecker, obtida pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix.
Atualmente, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é presença em 8 Paises e diversos Estados do Brasil e tem sua sede geral na cidade de Porto Alegre.No Norte e Noredeste marca presença nos Estados do RN, PB, CE, PI, MA, BA e TO.
Pela internet, a congregação dispõe de dois sites de divulgação de todo este processo: WWW.icm-sec.org.br ou pelo blog: barbaramaix.blogspot.com.

Roselei Bertoldo Ir. e Magnus Regis, Leigo ICM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua

TAIPU ABRE FESTA DA PADROEIRA 2015

Foi aberta nesta quinta-feira (26), a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Os festejos da padroeira de Taipu acontece de 26 de novembro á 6 de Dezembro, tendo como tema: "Com Maria, a Mãe do Livramento, anunciaremos a alegria do Evangelho" e lema: "Ai de mim, se eu não evangelizar! (Cor 9, 16)". Este ano será a 176a realização da festa da Padroeira. 
Os festejos foram abertos com uma carreata saindo da comunidade de Serra Pelada com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia; e a imagem de São Sebastião, padroeiro de Serra Pelada. As imagens foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícia Militar - PM, e Pré-Militar.  Logo na entrada de Taipu, os paroquianos e devotos de Nossa Senhora esperavam a carreata para fazer uma bonita caminhada até a igreja Matriz. 
Ao chegar na matriz, houve o hasteamento das bandeiras e estandarte, e a bênção dos motoristas e motoqueiros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa de Abertura da Festa de N…