segunda-feira, 5 de julho de 2010

BEATIFICAÇÃO DA VENERÁVEL BARBARA MAIX

Religiosa austríaca que viveu no Rio Grande do Sul no século 18 está prestes a ser beatificada pelo Papa Bento XVI. Trata-se da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ela nasceu m Viena (Áustria) em junho de 1818 e faleceu em 1873 na cidade de Catumbi (RJ). A freira será a primeira mulher que viveu no Rio Grande do Sul a alcançar o título.
No fim do mês de março, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto do milagre atribuído a intercessão da fundadora: A cura prodigiosa do menino Onorino Ecker que em julho de 1944 ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro graus quando caiu em uma panela de água fervente em uma fogueira. Com isso, a etapa da beatificação será finalizada dentro do processo que pede a canonização de Bárbara Maix.
Segundo Irmã Marlise Handges, Diretora Geral da Congregação, a beatificação da fundadora oportuniza a ampla divulgação do legado por deixado pela fundadora: “Será um revigoramento para toda a Congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus. À medida que a Congregação foi conhecendo mais a vida da Fundadora, sua missão, seus escritos, foi percebendo que não poderia reter esta riqueza de vida apenas para si. Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale a pena e que leva à verdadeira realização”, afirmou.Já para Irmã Gentila Richetti, postuladora do processo, “A beatificação é uma confirmação pública da vida e da obra de santidade de um membro da Igreja. Madre Bárbara Maix será apresentada como quem viveu intimamente unida a Cristo e amou os irmãos e irmãs como Ele. Sua vida e sua obra dão testemunho deste amor. Bárbara desperta em nós a consciência e a alegria de sermos filhos e filhas de Deus, amados ao infinito!” exclamou a religiosa.A beatificação será no dia 06 de novembro de 2010 em Porto Alegre, RS
CRONOLOGIA - Para que esta etapa fosse vencida, um longo caminho foi percorrido: Em 1993 foi realizada em Porto Alegre (RS) a Sessão de Abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara, sendo que em 17 de março de 1997 o processo foi aberto na Congregação das Causas dos Santos, em Roma. Em 03 de julho de 2008, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto referente às virtudes heróicas da Serva de Deus, Bárbara Maix, que, a partir dessa data, passou a ser Venerável na Igreja. Já no dia 22 de abril de 2009, o Congresso dos Teólogos reconheceu por unanimidade, ser MILAGRE a cura de Onorino Ecker, obtida pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix.
Atualmente, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é presença em 8 Paises e diversos Estados do Brasil e tem sua sede geral na cidade de Porto Alegre.No Norte e Noredeste marca presença nos Estados do RN, PB, CE, PI, MA, BA e TO.
Pela internet, a congregação dispõe de dois sites de divulgação de todo este processo: WWW.icm-sec.org.br ou pelo blog: barbaramaix.blogspot.com.

Roselei Bertoldo Ir. e Magnus Regis, Leigo ICM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...