A pastoral da catequese vive momentos de transformação na Arquidiocese de Natal, com a implantação do processo catecumenal, chamado de “Iniciação a Vida Cristã”.
Processo esse que visa à valorização de todas as fases na caminhada feita pelo candidato dentro do período em que ele passa em preparação para os sacramentos como: Batismo, Eucaristia e Crisma. Este novo processo de catequizar vem buscar introduzir cada cristão por ela assistido a uma vivencia comunitária através da escuta da palavra, nas celebrações e com o testemunho de vida, como era feito lá nas primeiras comunidades cristãs, que nos é apresentado por São Paulo em suas cartas.
O que nos leva a fazer uma adesão a este novo processo? É evidente ver que as pessoas recebiam o sacramento e muitas vezes, ou sempre, não tinha a vivencia com a palavra e muito menos o convívio na comunidade cristã. Isso fez com que se repensasse o método utilizado pelas comunidades. O documento de Aparecida, pesando na missão, nos faz esse convite de adesão ao catecumenato, quando ele convida cada um a valorizar o ser humano seja lá quem ele for no extenso processo de evangelização da igreja do Brasil.
Este processo catecumenal se divide em quatro tempos:
1º - Pré – catecumenato: chamado de tempo de evangelização, momento destinado ao amadurecimento da vontade de seguir Jesus.
2º - Catecumenato: este tempo é destinado a formação e exercitam-se na pratica da vida cristã e comunitária.
3º - Purificação e Iluminação: esta fase é realizada prioritariamente no tempo da quaresma, este tempo é marcado pelo rito da eleição ou inscrição do nome.
4º - Mistagogia: realiza-se durante o tempo pascal e tem por finalidade permitir que os que receberam os sacramentos, tanto os neo-cristãos como os que completaram a sua iniciação, vivenciem mais profundamente o mistério pascal de Cristo através de uma vida nova.
Cada etapa aqui colocada é marcada sempre em seu inicio por uma celebração junto a comunidade, já que este processo como já foi colocado visa inserir os novos cristãos na comunidade.
Francisco de Assis
Coordenador de Catequese
Nenhum comentário:
Postar um comentário