Pular para o conteúdo principal

PROCESSO CATECUMENAL DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ: Um Jeito Novo de Catequizar

A pastoral da catequese vive momentos de transformação na Arquidiocese de Natal, com a implantação do processo catecumenal, chamado de “Iniciação a Vida Cristã”.

Processo esse que visa à valorização de todas as fases na caminhada feita pelo candidato dentro do período em que ele passa em preparação para os sacramentos como: Batismo, Eucaristia e Crisma. Este novo processo de catequizar vem buscar introduzir cada cristão por ela assistido a uma vivencia comunitária através da escuta da palavra, nas celebrações e com o testemunho de vida, como era feito lá nas primeiras comunidades cristãs, que nos é apresentado por São Paulo em suas cartas.

O que nos leva a fazer uma adesão a este novo processo? É evidente ver que as pessoas recebiam o sacramento e muitas vezes, ou sempre, não tinha a vivencia com a palavra e muito menos o convívio na comunidade cristã. Isso fez com que se repensasse o método utilizado pelas comunidades. O documento de Aparecida, pesando na missão, nos faz esse convite de adesão ao catecumenato, quando ele convida cada um a valorizar o ser humano seja lá quem ele for no extenso processo de evangelização da igreja do Brasil.

Este processo catecumenal se divide em quatro tempos:

1º - Pré – catecumenato: chamado de tempo de evangelização, momento destinado ao amadurecimento da vontade de seguir Jesus.

2º - Catecumenato: este tempo é destinado a formação e exercitam-se na pratica da vida cristã e comunitária.

3º - Purificação e Iluminação: esta fase é realizada prioritariamente no tempo da quaresma, este tempo é marcado pelo rito da eleição ou inscrição do nome.

4º - Mistagogia: realiza-se durante o tempo pascal e tem por finalidade permitir que os que receberam os sacramentos, tanto os neo-cristãos como os que completaram a sua iniciação, vivenciem mais profundamente o mistério pascal de Cristo através de uma vida nova.

Cada etapa aqui colocada é marcada sempre em seu inicio por uma celebração junto a comunidade, já que este processo como já foi colocado visa inserir os novos cristãos na comunidade.

Francisco de Assis

Coordenador de Catequese

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua

TAIPU ABRE FESTA DA PADROEIRA 2015

Foi aberta nesta quinta-feira (26), a Festa de Nossa Senhora do Livramento. Os festejos da padroeira de Taipu acontece de 26 de novembro á 6 de Dezembro, tendo como tema: "Com Maria, a Mãe do Livramento, anunciaremos a alegria do Evangelho" e lema: "Ai de mim, se eu não evangelizar! (Cor 9, 16)". Este ano será a 176a realização da festa da Padroeira. 
Os festejos foram abertos com uma carreata saindo da comunidade de Serra Pelada com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia; e a imagem de São Sebastião, padroeiro de Serra Pelada. As imagens foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícia Militar - PM, e Pré-Militar.  Logo na entrada de Taipu, os paroquianos e devotos de Nossa Senhora esperavam a carreata para fazer uma bonita caminhada até a igreja Matriz. 
Ao chegar na matriz, houve o hasteamento das bandeiras e estandarte, e a bênção dos motoristas e motoqueiros.  Em seguida foi celebrada a Santa Missa de Abertura da Festa de N…