domingo, 10 de julho de 2011

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação presenciou um milagre. Durante uma viagem que fazia da cidade de Praga a Roma, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina na cidade de Bolsena, Itália, no momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal e os linhos litúrgicos. O sacerdote impressionado com o que viu, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que mandou a Bolsena o Bispo Giacomo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o linho ensangüentado.

O Pontífice foi de encontro ao Bispo até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol, que levava para Orvieto o linho manchado do Sangue de Cristo, e mostrou a população da cidade.

No dia 11 de agosto de 1264 proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, em resposta aos Patarinis que negavam o Sacramento da Eucaristia. Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade com o corporal manchado com o Sangue de Cristo, esta foi a primeira procissão da festa de Corpus Christi.

blog.cancaonova.com

No dia 23 de junho, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus se reuniu para a solenidade de Corpus Christi em Poço Branco. Após a missa, o povo percorreu algumas ruas da cidade em procissão com o Corpo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com...