segunda-feira, 11 de julho de 2011

DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes atos coletivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho.
No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alcoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.




Em Poço Branco, a festa do seu padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, se dá na última semana de outubro e já é uma tradição de muitos anos. Pois, na antiga Poço Branco Velho, havia o problema da enchente do rio Ceará-Mirim e o tempo da colheita.

Este ano de 2011, o Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Pe. Assis, resolveu realizar momentos celebrativos em honra ao Sagrado Coração de Jesus no seu próprio dia, neste ano 02 de julho, não tirando a festa de outubro.

Assim sendo, a comunidade participou dos vários momentos em honra ao seu padroeiro.

Desde as 04h da manhã o povo já estava de pé para participar de uma caminhada penitencial pelas ruas da cidade. De volta à igreja, participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento e encerrando este momento com um café da manhã comunitário em frente da igreja.

Ao meio-dia, houve o pipocaço do Coração de Jesus, todos em suas residências, ao mesmo tempo, soltavam uma pistola de doze tiros. Logo após, todos se reuniram na igreja para o Ofício da Imaculada Conceição. À tarde, o Pe. Assis ouviu confissões dos fiéis. Às 17:30 a celebração da Santa Missa encerrando com procissão pelas ruas da cidade levando a imagem do Sagrado Coração de Jesus até o Conjunto Novos Tempos para o encerramento da festa da Imaculada Conceição no dia seguinte.

Um comentário:

  1. que bom a pascom estar de volta, jesus abênçoi todos vocês.

    ResponderExcluir

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...