quarta-feira, 20 de julho de 2011

O PERDÃO

"Perdoar passa pelo coração e depois pela inteligência!"

O perdão começa sempre em nosso coração. Passa depois pela nossa inteligência. É uma decisão! Depois de concebido no coração e gestado no pensamento, ele [perdão] ganha vida por uma decisão irreversível e explícita. Enquanto não perdoamos, perpetuamos a falsa ideia de que a vingança e o ódio podem ser remédios para curar nossa dor, a vingança parece ser mais justa do que o perdão. Mas é só na hora. A longo prazo suas consequências serão terríveis e cruéis.

O perdão afeta o presente e o futuro, mas não pode mexer no passado. Não adianta nada querer sonhar com o passado melhor ou diferente. O passado foi o que foi. Não há o que fazer para mudá-lo. Podemos e devemos assimilá-lo e aprender o que ele tem a nos ensinar. Mais do que isso é impossível.

A esperança por um passado melhor é uma ilusão do encardido [demônio]. Ele é o grande especialista em passado. Jesus, ao contrário, nunca fez nenhuma pergunta sobre o passado de nunhuma pessoa. Ele nunca fez uma regressão ao passado com ninguém. Nem mesmo com aqueles que tinham sérios problemas afetivos e até sexuais. Parece estranho que o Senhor não tenha realizado uma sessão de cura interior das etapas cronológicas com Maria Madalena, Maria de Betânia, a Samaritana, Zaqueu, Pedro, Tiago e João, Judas e tantos outros que, por suas atitudes, demonstraram carregar sérios problemas oriundos da infância e mesmo na gestação.

Cristo não retomava o passado porque sabia que a única coisa que podemos fazer em relação ao passado é enxergá-lo de um jeito novo e aprender com o que ele tem a nos ensinar. Mas isso se faz vivendo intensamente o presente e projetando o futuro. Jesus foi o grande mestre do perdão. Ele nos mostra que o perdão não acontece de uma hora para outra e nem pode ser uma tentativa de abafar ou simplesmente ignorar essa dor. O perdão é um processo profundo, repetido tantas vezes quantas forem necessárias no nosso íntimo. A pressa é inimiga do perdão!

O perdão nos ensina a nos relacionar, de modo maduro, com o passado. Não é um puro esquecimento dos fatos, nem sua condenação. Não é a colocação de panos quentes e muito menos a tentativa de amenizar os acontecimentos. Perdoar é ser realista o suficiente para começar a ver o passado com os olhos do presente, voltados para o futuro.

Quem não perdoa não consegue se libertar das garras, interiores e exteriores, daquele que o machucou. Mesmo que seja necessário se afastar, temporária ou definitivamente, dessa pessoa, só podemos fazê-lo num clima de perdão.
Antes de colocar para fora do nosso coração alguém que nos machucou é preciso perdoá-lo. Sem perdão, essa pessoa vai permanecer ocupando um espaço precioso de nossa vida e continuará tendo um poder terrível sobre nós.

Do livro "Gotas de cura interior".
Padre Leo, SCJ

O MILAGRE DA SOLIDARIEDADE

"Nós cristãos temos a obrigação de ser exemplo aos demais!"


Durante toda nossa vida, fazemos repetidamente muitas coisas, que misturadas à mecanização daquilo que já estamos habituados a fazer, passam despercebidas.
Do nosso lado, há uma imensidão de pessoas sedentas de um olhar de cuidado, esquecidas nos leitos de hospitais, nos asilos ou nas cadeias; todas ansiando pelo milagre da presença de alguém, mesmo que seja de um estranho por breves minutos.

Embora se compreenda a eficácia de se viver em grupos, muitas vezes, na civilização moderna o que se constata é a uma maior intimidade com o comodismo e o individualismo e a menor disponibilidade para a solidariedade. Poucas pessoas desse universo estão dispostas a ser solidárias, especialmente com os desconhecidos, e a disponibilizar em favor do outro um pouco de seu tempo.
Quase sempre a falta de atenção para com o outro é camuflada sob a desculpa da pressa, a qual, muitas vezes, nem existe. Temos a impressão de que muitas pessoas, por vezes, preferem viver a independência, fechando-se para o outro, e com a rarefação dos bons propósitos, a caridade se torna um peso em vista da renúncia a algumas horas de lazer que precisariam fazer.

Dessa forma, a bondade apenas é aplicada àquelas pessoas que, de algum modo, lhes são convenientes ou que lhes podem retribuir algum favor prestado. E a fim de evitar um contato mais fraterno com aqueles que poderiam fazer o seu dia diferente fecham as portas para qualquer possibilidade de mudança.
Numa conhecida passagem bíblica, o milagre para um paralítico aconteceu quando alguns de seus amigos resolveram descê-lo, por um buraco aberto no telhado, junto a Jesus (cf. Lucas 5, 17-20). Muitos outros milagres poderão acontecer hoje ao minimizarmos a fome, o frio, a discriminação social, a inimizade, guerras e perseguições… Quando a virtude da solidariedade se tornar mais presente em nossa vida.
Rompendo com o individualismo, que ganha a cada dia mais espaço, devemos, como cristãos, acolher as exigências de algumas regras básicas, necessárias, já estabelecidas há mais de dois mil anos por Cristo para vivermos verdadeiramente como irmãos. Assim, o milagre da vida nova vai acontecer quando decidirmos ceder ou reavaliar aquilo que fixamos como ‘meu fundamento’, ‘minha verdade’ ‘meu jeito’, etc... Dessa forma, a luz do amor, que jamais acabará, vai dissipar as sombras que ofuscam o brilho de nossas almas que clamam viver em comunhão no mesmo amor.
Nós cristãos temos, de fato, a obrigação de ser exemplo aos demais.

Um abraço

Dado Moura
contato@dadomoura.com

sábado, 16 de julho de 2011

VAMOS VIVER BEM NOSSA JUVENTUDE

A juventude é bela e cheia de encantos, entretanto é passageira como todas as coisas. Assim como uma árvore é o ser humano, nasce, cresce se reproduz e morre. Um círculo representaria bem a dinâmica da vida, pois este gira em várias direções e caminhos.

“Alegra-te, pois, ó jovem, na tua adolescência, e teu coração esteja no bem durante tua juventude; anda nos caminhos do teu coração e segundo o que veem teus olhos, fica sabendo, porém, que todas essas coisas Deus te chamará a julgamento”. (Eclesiastes 11,9).

Quando jovem sonhamos muito, idealizamos coisas e acreditamos que poderemos realizá-las. São muitos os projetos que traçamos para nossa vida, todavia de nada valem se não temos um arquiteto ao nosso lado para nos orientar. “Ao ser humano cabem os projetos, mas a resposta pertence ao Senhor, aos olhos humanos são limpos todos os caminhos, mas é o Senhor quem avalia os espíritos. Revela ao Senhor tuas tarefas e teus projetos se realizarão”. (Provérbios 16,1-3).

Deus criou o mundo e todas as coisas, é, pois, ele o arquiteto de tudo, se confiamos e cremos nele, nossa vida será bem vivida e os nossos projetos bem estabelecidos, pois, Deus é o começo e o fim. Ao passo da juventude também esta a impaciência, queremos tudo ao nosso tempo, felizmente não é como desejamos, mas sim como Deus quer.

“Espera no Senhor, sê forte, firma-se teu coração e espera no Senhor”. (Salmos 27, 14). Não sabemos quanto tempo de vida ainda temos, mas o que temos poderá ser bem vivido, deixemo-nos envolver pelo amor de Deus e a nossa juventude será bem aproveitada.

Josy Souza

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENCONTRÃO DO DÍZIMO EM CAIÇARA DO NORTE

As paróquias que compõem o VII Zonal encontraram-se em Caiaçara do Norte, pertencente a paróquia de Santo Antão Abade, em São Bento do Norte, para um encontrão arquidiocesano da Pastoral do Dízimo neste último dia 10 de julho. Após uma celebração do envio presdidida pelo Pároco de São Bento do Norte, o Pe. Adriano, todos saíram em missão visitando as casas e levando a Palavra de Deus, abençoando, aspergindo com água benta e fazendo orações naqueles residências que abriram suas portas para receberem os missionários e misssionárias.

Os missionários nas residências e um carro de som anunciando o evento convidaram a população para se encontarem às 15h na Igreja de São Pedro para a Santa Missa encerrando o dia de missão com chave de ouro. A Santa Missa foi presidida pelo Assessor Eclesiástico do VII Zonal, Pe. Edvan Araújo de Lucena e concelebrada pelo Pe. Adriano, Pároco da Paróquia de Santo Antão Abade, de São Bento do Norte. Tendo a animação litúrgica do Grupo Nova Semente, da comunidade do Sagrado Coração de Jesus, de Poço Branco. Enfatizando a grande importância daquele dia de missão no domingo em que a mensagem do Evangelho era sobre o Semeador, o Pe. Edvan mostrou a todos que devemos ser solo fértil a receber a semente da palavra de Deus e deixar que se possa ter frutos cem por um.

Em um momento de partilha das experiências vividas naquele dia de missão, todos contaram um pouco do que aprenderam com cada pessoa que encontraram nas residências visitadas.



"É MISSÃO DE TODOS NÓS. DEUS CHAMA E QUER OUVIR A NOSSA VOZ".

FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - CONJUNTO NOVOS TEMPOS


Neste dia 02 de julho a comunidade do Imaculado Coração de Maria, no Conjunto Novos Tempos, se reuniu para festejar sua padroeira e inaugurar a capela erguida em sua homenagem.

Ainda em fase de construção, o templo abrigou o povo fiel que compareceu para agradecer a Deus por ter dado à humanidade esta mãe terna e amável.

Com o encontro dos dois Corações, de Jesus e de Maria, a missa presidida pelo Pe. Assis trouxe o povo para um momento de reflexão sobre sua missão de anunciar o Reino de Deus a todos.

Na ocasião, o padre enfatizou sobre o compromisso de todos na construção e manutenção do templo.

Logo após a missa todos se reuniram em frente a igreja para uma quermesse em prol dos andamentos da construção da capela.

DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes atos coletivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho.
No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alcoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.




Em Poço Branco, a festa do seu padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, se dá na última semana de outubro e já é uma tradição de muitos anos. Pois, na antiga Poço Branco Velho, havia o problema da enchente do rio Ceará-Mirim e o tempo da colheita.

Este ano de 2011, o Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Pe. Assis, resolveu realizar momentos celebrativos em honra ao Sagrado Coração de Jesus no seu próprio dia, neste ano 02 de julho, não tirando a festa de outubro.

Assim sendo, a comunidade participou dos vários momentos em honra ao seu padroeiro.

Desde as 04h da manhã o povo já estava de pé para participar de uma caminhada penitencial pelas ruas da cidade. De volta à igreja, participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento e encerrando este momento com um café da manhã comunitário em frente da igreja.

Ao meio-dia, houve o pipocaço do Coração de Jesus, todos em suas residências, ao mesmo tempo, soltavam uma pistola de doze tiros. Logo após, todos se reuniram na igreja para o Ofício da Imaculada Conceição. À tarde, o Pe. Assis ouviu confissões dos fiéis. Às 17:30 a celebração da Santa Missa encerrando com procissão pelas ruas da cidade levando a imagem do Sagrado Coração de Jesus até o Conjunto Novos Tempos para o encerramento da festa da Imaculada Conceição no dia seguinte.

domingo, 10 de julho de 2011

PEDIDO DE DESCULPAS

Pedimos desculpas aos nossos seguidores pelo grande espeço de tempo que aconteceu em não postamos eventos. Infelizmente tivemos alguns problemas técnicos que impossibilitaram-nos de postarmos, mas já estamos voltando. Agradecemos a compreensão e pedimos que continuem acessando nosso blog e mandando sugestões para podermos melhorar.
Fiquem todos com as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Livramento.

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação presenciou um milagre. Durante uma viagem que fazia da cidade de Praga a Roma, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina na cidade de Bolsena, Itália, no momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal e os linhos litúrgicos. O sacerdote impressionado com o que viu, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que mandou a Bolsena o Bispo Giacomo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o linho ensangüentado.

O Pontífice foi de encontro ao Bispo até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol, que levava para Orvieto o linho manchado do Sangue de Cristo, e mostrou a população da cidade.

No dia 11 de agosto de 1264 proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, em resposta aos Patarinis que negavam o Sacramento da Eucaristia. Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade com o corporal manchado com o Sangue de Cristo, esta foi a primeira procissão da festa de Corpus Christi.

blog.cancaonova.com

No dia 23 de junho, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus se reuniu para a solenidade de Corpus Christi em Poço Branco. Após a missa, o povo percorreu algumas ruas da cidade em procissão com o Corpo de Deus.

ENCONTRO EM CONTADOR

A Pastoral da Comunicação, juntamente com a Pastoral do Dízimo, realizaram uma tarde de missão na comunidade de Nossa Senhora da Piedade, no distrito do Contador no dia 18 de junho do corrente ano. Enquanto os agentes da Pastoral do Dízimo realizaram visitas nas residências, a PASCOM encontrou-se com algumas pessoas da comunidade e alunos do Crisma explicando a importância da PASCOM na Paróquia e convidando aqueles que desejassem participar desta pastoral tão importante no processo de evangelização e missão.
Ao término do encontro foi realizada uma celebração da palavra fechando este momento de fé com a participação da comunidade que compareceu à capela.

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...