Pular para o conteúdo principal

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - ENCERRAMENTO


A Paróquia Nossa Senhora do Livramento encerrou, neste dia 28/11, as festividades de sua padroeira com uma procissão massissa e uma linda Missa presidida pelo Administrador paroquial, Pe. João Maria dos Anjos.

Todas as comunidades pertencentes a paróquia vieram louvar ao Senhor e prestigiar sua padroeira maior, Nossa Senhora do Livramento.






UMA URGENTE REFLEXÃO

Olá meu caro amigo (a)!

Hoje o (a) convido para fazer uma reflexão junto comigo. Outro dia desses, quando acabei de tomar meu café, liguei a televisão e no noticiário da manhã o reporte acabava de relatar “que uma das testemunhas tinha afirmado à polícia que o assassino após matar a vítima, friamente a esquartejou e jogou partes de seu copo para os cães comerem”. Confesso que no momento me deu náuseas, e em seguida pensei: “Meu Deus, em que mundo estamos? Como estamos enxergando o nosso semelhante? Qual o valor de uma vida? Onde chegaremos?” Tantas são as indagações e as respostas parecem ser óbvias, mas na realidade não são.
Fico imaginando que valores temos hoje? Que parâmetros usamos para dar valor a vida. Será que realmente ainda temos valores? Sei lá...
Tomando posse das palavras do poeta Gonzaguinha, gostaria de lembrar: “Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo... Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do Criador, numa atitude repleta de amor.” Pois é, eis a essência: um sopro do criador, e assim o sendo merece de nós um pouco mais de carinho, respeito e cuidado.
Infelizmente não é o que temos visto ultimamente, pelo contrário, “todos” estão se achando no direito de fazer dela (vida) o que bem entendem e o que querem, muitas vezes desvalorizando-a como se fosse qualquer coisa.
Temos visto diariamente nos noticiários o desprezo por este bem que recebemos por amor de Deus e confirmada pelo envio do seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor: "Eu vim para que todos tenham vida e para que a tenham em abundância". (Jo 10,10). Entretanto, estamos a cada dia que se passa nos acomodando a uma cultura de morte, onde a vida vale quase nada. Só para ilustrar o que digo relembro outro fato, também noticiado pela TV: “depois de uma discussão de bar uma vida foi tirada por causa de R$ 0,25 (vinte e cinco centavos!)”. Meu Deus!!!
O quinto mandamento da lei de Deus resume: Não matarás. O fato é, a ninguém é lícito subtrair a vida de outrem, simplesmente, por que ela é sagrada, sendo a destruição da vida extremamente contrário a dignidade da pessoa e à santidade da criação de Deus. “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...”(Gn 1,26).Pois é, simplesmente somos a imagem e semelhança de Deus, nosso criador. E assim sendo, não temos, como muitos pensam ter, nenhum direito sobre a decisão de o que fazer com nossas vidas, pelo simples fato de sermos criaturas de um criador, esse sim, tem o poder de decidir sobre nossa humilde existência.
Meu (minha) amigo (a), precisamos como nunca propagar o ensinamento do nosso mestre e Senhor, pois como muito bem profetizou São Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou” (1Cor 15,10), pois bem, é pela graça de Deus somos o que somos e sem Deus não seríamos nada.
Atualmente há uma urgente necessidade da proliferação de uma cultura de vida, e um basta à disseminação da morte. Daí a necessidade de semearmos a fraternidade como meio para alcançarmos novas pessoas. O poeta e profeta Padre Zezinho em uma de suas canções nos ensina: “Quando a fraternidade toma conta de um coração, o Espírito Santo paira sobre a pessoa um profeta começa a nascer e a pessoa começa a entender que amar é a solução... Quando a fraternidade toma conta de um coração existe uma novidade nessa pessoa, inaugura-se um jeito novo de ser... e de repente sai pelas ruas e praças e em cada rosto que passa vê o rosto de um irmão.”É assim que devemos e precisamos enxergar nosso semelhante, como um irmão e para tanto precisamos trilhar o caminho do amor, o caminho de Deus.

Em Cristo Jesus,

Manoel Mariano.

Comentários

  1. Belas palavras, dignas de um Pregador da Palavra, até mesmo de um Sacerdote. Parabéns!

    Thiago Silva,
    Mauá/São Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois…

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua