segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - ENCERRAMENTO


A Paróquia Nossa Senhora do Livramento encerrou, neste dia 28/11, as festividades de sua padroeira com uma procissão massissa e uma linda Missa presidida pelo Administrador paroquial, Pe. João Maria dos Anjos.

Todas as comunidades pertencentes a paróquia vieram louvar ao Senhor e prestigiar sua padroeira maior, Nossa Senhora do Livramento.






UMA URGENTE REFLEXÃO

Olá meu caro amigo (a)!

Hoje o (a) convido para fazer uma reflexão junto comigo. Outro dia desses, quando acabei de tomar meu café, liguei a televisão e no noticiário da manhã o reporte acabava de relatar “que uma das testemunhas tinha afirmado à polícia que o assassino após matar a vítima, friamente a esquartejou e jogou partes de seu copo para os cães comerem”. Confesso que no momento me deu náuseas, e em seguida pensei: “Meu Deus, em que mundo estamos? Como estamos enxergando o nosso semelhante? Qual o valor de uma vida? Onde chegaremos?” Tantas são as indagações e as respostas parecem ser óbvias, mas na realidade não são.
Fico imaginando que valores temos hoje? Que parâmetros usamos para dar valor a vida. Será que realmente ainda temos valores? Sei lá...
Tomando posse das palavras do poeta Gonzaguinha, gostaria de lembrar: “Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo... Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do Criador, numa atitude repleta de amor.” Pois é, eis a essência: um sopro do criador, e assim o sendo merece de nós um pouco mais de carinho, respeito e cuidado.
Infelizmente não é o que temos visto ultimamente, pelo contrário, “todos” estão se achando no direito de fazer dela (vida) o que bem entendem e o que querem, muitas vezes desvalorizando-a como se fosse qualquer coisa.
Temos visto diariamente nos noticiários o desprezo por este bem que recebemos por amor de Deus e confirmada pelo envio do seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor: "Eu vim para que todos tenham vida e para que a tenham em abundância". (Jo 10,10). Entretanto, estamos a cada dia que se passa nos acomodando a uma cultura de morte, onde a vida vale quase nada. Só para ilustrar o que digo relembro outro fato, também noticiado pela TV: “depois de uma discussão de bar uma vida foi tirada por causa de R$ 0,25 (vinte e cinco centavos!)”. Meu Deus!!!
O quinto mandamento da lei de Deus resume: Não matarás. O fato é, a ninguém é lícito subtrair a vida de outrem, simplesmente, por que ela é sagrada, sendo a destruição da vida extremamente contrário a dignidade da pessoa e à santidade da criação de Deus. “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...”(Gn 1,26).Pois é, simplesmente somos a imagem e semelhança de Deus, nosso criador. E assim sendo, não temos, como muitos pensam ter, nenhum direito sobre a decisão de o que fazer com nossas vidas, pelo simples fato de sermos criaturas de um criador, esse sim, tem o poder de decidir sobre nossa humilde existência.
Meu (minha) amigo (a), precisamos como nunca propagar o ensinamento do nosso mestre e Senhor, pois como muito bem profetizou São Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou” (1Cor 15,10), pois bem, é pela graça de Deus somos o que somos e sem Deus não seríamos nada.
Atualmente há uma urgente necessidade da proliferação de uma cultura de vida, e um basta à disseminação da morte. Daí a necessidade de semearmos a fraternidade como meio para alcançarmos novas pessoas. O poeta e profeta Padre Zezinho em uma de suas canções nos ensina: “Quando a fraternidade toma conta de um coração, o Espírito Santo paira sobre a pessoa um profeta começa a nascer e a pessoa começa a entender que amar é a solução... Quando a fraternidade toma conta de um coração existe uma novidade nessa pessoa, inaugura-se um jeito novo de ser... e de repente sai pelas ruas e praças e em cada rosto que passa vê o rosto de um irmão.”É assim que devemos e precisamos enxergar nosso semelhante, como um irmão e para tanto precisamos trilhar o caminho do amor, o caminho de Deus.

Em Cristo Jesus,

Manoel Mariano.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ENTÃO, É NATAL!

É muito interessante este clima festivo do natal, quase todo o mundo começa a respirar um ar de final de ano porque esta chegando o natal. É neste tempo que as lojas se enfeitam, ficam mais brilhantes, entram em clima de festa já em meados de outubro com suas árvores, sinos, bolas, estrelas, presépios e a figura que não se pode deixar de lembrar (pelo menos no natal capitalista) o Papai Noel, um velhinho de barba branca e roupa vermelha que vem lá do pólo norte em seu trenó para trazer presentes aos que durante o ano foram bons meninos (as). É curioso notar como a imaginação e a mídia tem o poder de trazer para certos lugares do mundo realidades que nunca fizeram parte do cotidiano de seus moradores, como por exemplo: a neve, o boneco de neve, o urso polar, renas etc. que estão presentes em todos os enfeites de natal quer seja no Norte, Nordeste, lugares que jamais viram neve cair do céu um dia, devido ao fator climático. Neve no Nordeste? No sertão? Parece-me um tanto improvável. Se bem que com a mudança climática não duvido mais de coisa alguma. Mas isso é outra historia pra outra hora.
O que me chama a atenção é que toda essa preocupação com o social e o imaginário mundo da fantasia faz com que se perca o verdadeiro sentido e o verdadeiro ESPIRITO do NATAL que é o NASCIMENTO do menino JESUS, nascimento de um Deus que se tornou carne e habitou entre nós; que nos veio visitar para demonstrar o quanto nos ama. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados dirá os anjos aos pastores.
Não podemos deixar que o nascimento de Jesus seja substituído pelo natal capitalista que ao longo dos anos o comercio vem oferecendo em suas propagandas permitindo que se deixe cair no esquecimento o verdadeiro espírito do natal o que é essencial e a razão pelo qual comemoramos o dia 25 de dezembro. Nesta noite, todos nós deveríamos mergulhar no mistério de um Deus que se fez Homem, de uma mulher que deixou seus planos e projetos para atender o convite do seu Criador, de um Operário que acolhe e educa uma criança como filho nos ensinando assim que ser pai é um sentimento muito mais alem do ato procriador.
Nesta noite sejamos companheiros de Maria e José que ao baterem de porta em porta não encontraram abrigo. Ela estava em dores de parto foram se abrigar num estábulo, sem luz, sem árvore, sem bolas, sem presentes (até aquele momento), sem ninguém, só uma estrela que anunciava o nascimento do Emanuel.
Em um estábulo nasce para o mundo o Deus menino que vai renovar todas as coisas, é por isso, meus irmãos e irmãs, que peço a Deus que neste natal o Senhor possa nascer em nossos corações e só assim teremos olhos pra enxergar as dificuldades dos nossos irmãos mais sofredores que não tem e nem nunca tiveram um natal. Senhor Jesus, nós vos pedimos, nasce nos abrigos, nos orfanatos, nas favelas, nas prisões, nos corações das mães angustiadas pelos filhos que estão nas drogas e prostituição, nasce, Jesus, no coração de tua Igreja para sermos cada vez mais teus discípulos e assim possamos ter os mesmos sentimentos que vem do Teu coração. Ajuda-nos a amar como o Senhor amou, sonhar como o Senhor sonhou, viver como o Senhor viveu para que ao chegar ao fim do dia nós possamos nos sentir mais felizes, fazendo sempre a vontade do Pai em comunhão com o Espírito Santo.
Então é natal... Jesus vai nascer. Seja bem vindo, Senhor, agora e para sempre. Amém.


Pe. Jonerikson Gomes
Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Macaíba/Rn.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - TAIPU/RN

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento está em festa. Do de 19 a 28 de novembro a comunidade de Taipú festeza a sua excelsa Mãe.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 19/11 - Sexta - Abertura:
18:00 - Carreata - Saída de Serra Pelada para Taipu.
19:00 - Hasteamento da Bandeira
Padrinhos do Estandarte: Joca Saldanha e Betinha
19:30 - Missa - Pe. João Maria
Noiteiros: Apostolado da Oração e comunidades de Serra Pelada, Arisco
Barbosa e Arisco Cassiano.
Afilhados: Joca Saldanha e Betinha, Maria Oliveira e família, D. Terezinha
Dias, D. Geralda Cruz, D. Inês Cruz, D. Lila e D. Maninha.

Dia 20/11 - Sábado
12:00 - Ofício
19:30 - Missa - Pe. Helenildo (Neo-sacerdote)
Noiteiros: Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens e
comunidades de Matão, Boa Vista e Arisco Gameleira.
Afilhados: Alzirinha e família, Ana Saldanha e família, Assis Barbalho e
família, Marcos Viana e família, Sandra da Farmácia e família.

Dia 21/11 - Domingo (dia de Nossa Senhora da Apresentação)
12:00 - Ofício
19:30 - Missa - Pe. João Maria
Noiteiros: Pastoral do Dízimo e Dizimistas e comunidade de Poço Branco.
Afilhados: Afonso e família, Anízio e família, Arnaldo Eugênio e família,
Celino e família, Vavá e família, Gilberto e família, Waltair (Tatá) e família.

Dia 22/11 - Segunda
5:00 - Caminhada penitencial
12:00 - Ofício
19:30 - Missa - Mons. Lucena
Noiteiros: Grupo de Idosos e comunidades de Umarizeira, Xinxá e
Logradouro.
Afilhados: Francisco Lucas e família, José Viana e família, Nivaldo e família,
Nely e família, Sidney e família, Cleide da Lojinha e família, Francisca
Marques e família.

Dia 23/11 - Terça
5:00 - Caminhada penitencial
12:00 - Ofício
19:30: Missa - Pe. Edvaldo
Noiteiros: Pastoral da Criança e comunidades de Ingá e Umari
Afilhados: Elza e família, Bezerra e família, Conceição Alves e família,
Tuzinha e família, Ednara e família, Adriana e Fátima.

Dia 24/11 - Quarta
5:00 - Caminhada penitenciai
10:00 - Confissão
12:00 - Ofício
16:00 - Confissão
19:30 - Missa - Pe. Abelardo
Noiteiros: Grupo de Acólitos, Terço das Crianças, Escola da Fé e
comunidades de Duas Passagens e Morada Nova.
Afilhados: Rogério e Vera, Leda e Elvira, Suely Varela e família, Gracinha e
Suzy, Maria Barbosa e família, Lourdinha Xavier e família.

Dia 25/11 - Quinta
5:00 - Caminhada penitencial
11:00 - Adoração Eucarística
12:00 - Ofício
19:30 - Missa - Pe. Josenildo
Noiteiros: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Comerciantes
e comunidades de Cachoeira e Riacho.
Afilhados: Valdomiro Rocha e família, Antônia Calixto, Canindé Cardoso e
família, Raimundo Faustino e família, Gilmar do Depósito e família, Rita
Fernandes e família, Lúcia Varela e família.

Dia 26/11 - Sexta
5:00 - Caminhada penitencial
10:00 - Confissão
12:00 - Ofício
16:00 - Confissão
19:30 - Missa - Pe. Aryson
Noiteiros: Catequese e Juventude e Poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário.
Afilhados: Gorete e família, Djalma Cruz e família, Danúbia Maia e família,
Laércio Cruz e família, Luiz Antonio e família, João da Rosa e família.

Dia 27/11 - Sábado
12:00 - Ofício
19:30 - Missa - Pe. Ivanilson (Neo-sacerdote)
Noiteiros: Taipuenses visitantes
Afilhados: D. Terceira Arruda e família, Gustavo Praxedes e família, Afrânio
Miranda e família, Lovado e família, Profº Manuel Neli, Telma Cruz e
família.

Dia 28/11 - Domingo (dia da Padroeira)
5:00 - AÍvorada
10:00 - Missa solene - Pe. Neto (Neo-sacerdote)
11:00 - Balizados
12:00 - Ofício e descida da Imagem de Nossa Senhora do Livramento
16:00 - Procissão e Missa – PE: João Maria

PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

De 19 a 28/11
Quermesse, lanchonete, bazar, barraca de artigos religiosos, pescaria e muita diversão para toda a família.

Dia 27/11
21:30 –Tradicional Barraca de Nossa Senhora do Livramento com leilão e atração Musical, no Largo da Matriz

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM TABULEIRO DOS BARRETOS - TAIPU/RN

A comunidade de Nossa Senhora das Graças em Tabuleiro dos Barretos – Taipu, celebrou neste último dia 13 à sua Padroeira. As festividades realizadas na capela local contaram com uma presença significativa dos moradores desse assentamento rural. A celebração eucarística foi presidida pelo Administrador Paroquial Pe. João Maria dos Anjos Sobrinho e concelebrada pelo Diácono José Belizário Ferreira. O canto ficou por conta do Ministério de Música Santa Terezinha, de Poço Branco, coordenado por Maria Iris Teixeira e Renata.

Celebração Eucarística

Celebração Eucarística

Ministério de Música Santa Terezinha

Momento da Comunhão

Nesse momento de fé e devoção demonstrado pela comunidade, também se fez presente uma caravana vinda de Poço Branco e a Pastoral do Dízimo da Paróquia representada pelos agentes de Poço Branco, que falaram a comunidade sobre o papel de co-responsabilidade que devemos assumir com nossa Igreja. Levando a palavra a todos que estavam presentes a Articuladora da Pastoral no Zonal, Generosa, enfatizou a necessidade de todos fazerem esta experiência positiva com Deus, que é tornar-se dizimista. Os agentes da Pastoral do Dízimo deixaram claro que o desejo de partilha, do amor comunhão nasce quando reconhecemos a ação de Deus em nossas vidas.

Articuladora do VII Zonal, Generosa, em sua explanação


Concluída a celebração eucarística a comunidade foi convidada a participar da Barraca e do leilão que aconteceu num pavilhão ao lado da Capela. No leilão, destacamos a presença marcante do nosso amigo e agente de Pastoral, “Seu Gonçalo” de Morada Nova.
A Festa no geral foi um sucesso! Parabéns a todos que colaboraram na realização deste evento.

sábado, 13 de novembro de 2010

Vaticano proclama BÁRBARA MAIX como BEM-AVENTURADA

“Sê Bendito Deus amado:
Novo Brilho na Igreja Surgiu!
Tua Serva, BEM-AVENTURADA,
Vinha fértil, bons frutos nos fez"
[Hino da Beatificação de BárbaraMaix]

Em um dia histórico de memória e celebração da vida doada ao povo, o Vaticano beatificou Bárbara Maix. Júbilo e alegria perpassam toda a Igreja e toda a família fundada por Bárbara: A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Já se passaram mais de 20 anos desde que as primeiras iniciativas do processo de canonização foram iniciados no ano de 1988.Momento forte de oração e da revisita ao legado deixado pela fundadora marcou cada momento vivido no histórico dia 06 de novembro de 2010: O Gigantinho lotado viu a Serva de Deus Bárbara Maix ser reconhecida publicamente como BEM-AVENTURADA. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre Dom Dadeus Grings e a proclamação da Beatificação foi feita pelo representante do Papa Bento 16, Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.
O Gigantinho pareceu pequeno para aquela multidão de peregrinos/as que lá estavam. Pela contagem realizada, estima-se que entre 13 e 15 mil pessoas compareceram ao evento. Na verdade, este número representa outras milhares e milhares de pessoas unidas ligadas à Porto Alegre em coração, pensamento e que nos acompanhavam pelo rádio e pela televisão. Todos/as, vindos/as de diversos cantos do Brasil e de mais oito países onde as Irmãs do Imaculado Coração de Maria são presença, acompanharam atentamente o momento Artístico-Cultural e a Santa Missa com a Beatificação.

Passava das 16h30 quando o Núncio Apostólico Dom Lorenzo leu a Carta Apostólica que torna Bárbara Maix BEM-AVENTURADA. Este foi um dos momento mais fortes da beatificação que levou todos/as às lágrimas:

CARTA APOSTÓLICA

Por ordem do Santo Padre, o Papa Bento XVI, procedo à leitura da Carta Apostólica, com a qual Sua Santidade inscreve no Livro dos Bem Aventurados a Venerável Serva de Deus Bárbara Maix.
Nós, acolhendo o desejo de Nosso Irmão Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, de muitos irmãos no Episcopado e de muitos fiéis, depois de ter obtido o parecer da Congregação das Causas dos Santos, com a Nossa Autoridade Apostólica concedemos que a Venerável Serva de Deus Bárbara Maix, religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que buscou em tudo a Vontade de Deus, comprometida com os pobres, conforme o espírito das primeiras Comunidades Cristãs, de agora em diante seja chamada Bem-Aventurada e que se possa celebrar a sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo Direito, cada ano no dia da sua beatificação, aos 06 de novembro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dado em Roma, junto a São Pedro

Ano do Senhor 2010,

quinto do Nosso Pontificado.

Papa, Bento XVI.



Fotos do momento da beatificação:



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS


Chamamos atenção para o Dia nacional de Ação de Graças, que é celebrado dia 25 de novembro do ano em curso.

O Dia Nacional de Ação de Graças teve origem em 1621, na festa celebrada em gratidão a Deus pela boa safra, que garantiu a sobrevivência da frágil colônia de ingleses 'peregrinos', recém-chegados na América do Norte.

“Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada de um novo tempo, do Natal e simboliza a gratidão que sentimos à medida que nos aproximamos de Deus. Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração que é constantemente agradecido é um precursor do glorioso nascimento interno da Consciência Crística - alegre realização da Presença Divina em toda a criação.”

Deve-se aproveitar o Dia de Ação de Graças para se refletir sobre como se tem agido, como cristão, no ano que se finda: como me comportei diante da palavra de Deus? Como agi em relação a meu próximo? Movidos pela Fé, qual foi o testemunho que dei sobre Nosso Senhor Jesus Cristo? Fiz alguma boa ação?

Mas o Dia de Ação de Graças evoca algo mais: o momento em que se deve, sobretudo, agradecer a Deus por tudo que Ele proporciona à vida de cada um de nós, pois ela é um Dom de Deus que dEle se emprestou e, por ela, se deve agradecer.

Agradecer a Deus, de modo especial pela vida e por tudo que concede ao ser humano, é reconhecer que Ele é o Senhor de tudo e de todos e, para tanto, é preciso estar revestido do espírito de humildade, ou seja, daquilo que falta em nossos corações, em virtude dos valores do mundo se sobreporem às coisas de Deus. Fato que se comprova em decorrência da pouca atenção, da parte dos cristãos, que é dada ao Dia de Ação de Graças.

Este dia, conforme nos fala o terceiro parágrafo acima, simboliza a gratidão que sentimos à medida que nos aproximamos de Deus. Ora, se este dia está caindo no esquecimento, isto significa que não estamos tão próximos de Deus como se pensa.

Então, devemos parar e rever nossa condição de cristão e, se tivermos imbuídos do espírito de humildade para reconhecer que o Senhor é nosso Deus. Nesse sentido, devemos nos preocupar em resgatar o verdadeiro sentido do Dia de Ação de Graças e torná-lo uma realidade, não só em nossas vidas, mas também em nosso calendário litúrgico, visando a exortar todos os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo a celebrar este dia como ele realmente merece ser celebrado, pois a Boa Nova escrita pelo evangelista Lucas, destaca-se como o Evangelho da Figura Materna de Deus.

Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade. No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".
Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei no 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

Assim, que leigos e leigas, religiosos e religiosas, Diáconos, Presbíteros e Bispos, se unam fervorosamente neste dia para louvar e agradecer ao Deus da Vida.

Prof. Diácono Miguel A. Teodoro

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ANIVERSARIANTES: Pe. JOÃO DOS ANJOS e o Diác. JOSÉ BELIZÁRIO

No último dia 30/10 a comunidade do Sagrado Coração de Jesus, em Poço Branco, se reuniu em torno do altar para celebrar os aniversários do Diác. José Belizário (natalício: 11/10) e do Pe. João Maria dos Anjos (Ordenação sacerdotal: 12/10 e natalício: 30/10).
Após a Santa Missa a comunidade se reuniu no Centro Pastoral João Paulo II para a entrega de algumas lembranças e a partilha do bolo dos aniversariantes.

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...