sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PADRE RALIZA REUNIÃO COM JOVENS

O Padre Helenildo Marques de Morais, realizou nesta quinta no centro pastoral de Taipu, uma reunião com os grupos de jovens .João Paulo II e Jucrita. O objetivo da reunião era debater sobre a Jornada Mundial da Juventude e para organizarem a 'Missa da Juventude', que acontece no 3° domingo de cada mês; e a 'Missão Jovem', que é realizada mensalmente nas comunidades. Também foi realizado um sorteio entre os jovens, de lembranças que o Pe. Helenildo trouxe da JMJ e do Santuário de Aparecida. Cerca de 30 jovens participaram da reunião.

ENCONTRÃO DO POVO DE DEUS EM TAIPU

A paróquia de Nossa Senhora do Livramento de Taipu e Poço Branco, promove juntamente com as paróquias do 7° zonal, o 'Encontrão do Povo de Deus', dia 25 de agosto, na quadra Antônio Soares da Rocha; situada na Rua... Antônio Gomes da Costa ( Rua do Fogo ) em Taipu.

A partir das 8h haverá concentração na Igreja Matriz, para em seguida sairmos em caminhada com a cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora do Livramento, para a quadra. Ás 9h haverá louvor, seguida de palestra com Jânio Barbosa. Ás 10h será servido um lanche. Ás 10h30 a palestra é retomada; em seguida haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, com o Padre Fábio Pinheiro Bezerra da Paróquia de João Câmara.

Ás 12h será servido o almoço. Ás 13h a Banda Leão de Judá anima o Povo de Deus, seguido de palestra com Leia E Sonia ás 13h30, que em seguida fará um louvor ás 14h, e ás 14h30 retorna com a palestra. Ás 15h será o encerramento do 'Encontrão do Povo de Deus 2013' e do Mês vocacional, com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Bianor Junior da Paróquia de Ceara-Mirim.

O 'Encontrão do Povo de Deus' será realizado em Taipu, em ocasião do Ano Centenário ( 1913 - 18 de abril - 2013 ), aberto pelo Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, na Festa da Padroeira de 2012, no dia 19 de novembro.

O 7° zonal é composta pelas paróquias de Ceará Mirim, João Câmara, Maxaranguape, Pureza, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e Touros. Além das Áreas Pastorais de Parazinho e Rio do Fogo.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BARRAGEM DE OITICICAS E CHAPADA DO APODI SERÃO PAUTA DE REUNIÃO DE BISPOS POTIGUARES

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira se reunirão na próxima sexta-feira, 16, às 9 horas,  no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó. A reunião, convocada pelo Arcebispo de Natal, terá a finalidade de discutir a situação da construção da Barragem de Oiticicas, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.

A barragem  de Oiticicas, quando construída, abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, na Região do Seridó. A obra está orçada em R$ 350 milhões e será gerida pelo governo do estado. Uma das principais preocupações da Igreja é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, principalmente no tocante às indenizações e retiradas das famílias para outra área.

O outro ponto da pauta da reunião dos bispos será a situação das famílias residentes na Chapada do Apodi. Famílias de agricultores, a Igreja e entidades de classe estão preocupadas com o futurode mais de seis mil pessoas que continuam na luta para tentar impedir a instalação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. No dossiê-denúncia, entidades locais, nacionais e moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado.


FOTO: Cacilda Medeiros
FONTE: Arquidiocese de Natal


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ENCONTRÃO DO POVO DE DEUS


MISSA DOS PAIS E DOS PEDIDOS



     Neste domingo, os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento lotaram a Igreja Matriz, para a celebração da Missa em Ação de Graças ao 'dia dos pais'. A Missa foi celebrada pelo Padre Helenildo Marques de Morais, Administrador Paroquial; ás 19h30, na Igreja Matriz de Taipu. Durante a celebração, um criança leu uma mensagem aos pais; em seguida foi cantada a música Utopia (Pe. Zezinho), onde proporcionou grande emoção aos fiéis presentes. Também foi celebrada a 'Missa dos Pedidos' como de costume no 2° domingo do mês. Os fiéis colocaram seus pedidos numa urna, para serem abençoados pelo Pe. Helenildo; e em seguida foram queimados no patamar da Igreja.


Pedidos sendo queimados



domingo, 11 de agosto de 2013

PADRE RECÉM-ORDENADOS ASSUME AS PARÓQUIAS

Dom Jaime empossou Padres

O Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e o Vigário Geral, Pe. Edilson Nobre, estão empossando os padres nomeados para várias paróquias e para o Seminário de São Pedro. Na quarta-feira, dia 7, foram empossados o Pe. José Nazareno e Pe. Francisco Fernandes, nas funções de Reitor e Vice-Reitor do Seminário, respectivamente.

Nesta quarta, dia 8, o Pe. Abelardo de Freitas Barros Neto assumiu a paróquia do Beato André de Soveral, em celebração presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime. Na ocasião, também foi apresentado o Pe. Luciano de Freitas como vigário paroquial. 

No sábado, dia 10, o Pe. Edilson Nobre empossou o Pe. Gutemberg Simplício, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape.

Segunda-feira, dia 12, às 19 horas, Dom Jaime dará posse ao Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, na paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara. Na cidade, os fiéis preparam a recepção ao Pe. Fábio. 

Na terça-feira, dia 13, às 19 horas, será empossado o Pe. Ajosenildo Nunes, na paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta. A celebração será presidida pelo Arcebispo.

Outras quatro posses estão agendadas: dia 17, o Pe. Edvaldo Brito assume a paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. No dia 19, Pe. Marcelo Cezarino toma posse na paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal. Dia 30, será empossado o Pe. Cidinei Firmino da Silva, na paróquia de Nossa Senhora da Pureza, em Pureza. E, dia 31, às 19h, Pe. Josenildo Bezerra toma posse na paróquia de São Francisco, de Pedro Velho. Todos serão empossados por Dom Jaime.

FONTE: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 6 de agosto de 2013

APOSTAR NA JUVENTUDE!

As imagens da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) falam por si, mostrando os frutos da JMJ. Três milhões de peregrinos, jovens na maioria, compuseram-se num cenário monumental, na praia de Copacabana. Depois de uma semana de chuva e frio, o brilho do sol desenhava nítidos contornos entre o azul do mar e do céu, o verde das montanhas, a areia, casas, arranha-céus, recompensando a fé e a determinação dos peregrinos. Parecia que o céu e a terra se abraçavam, numa sinfonia universal de som e cores, beleza e harmonia, prece e fraternidade.
Das janelas dos prédios muita gente acenava e acompanhava a celebração. O horizonte da paisagem unia-se ao dos corações, rompendo limites, remontando o peregrinar de Jesus ao longo do lago da Galileia e a experiência dos que com ele estavam no Monte Tabor da transfiguração. Cada semblante irradiava alegria, a começar pelo Papa.
Durante uma semana, um clima de serenidade, solidariedade, confraternização e paz tomou conta da cidade. O testemunho dos peregrinos se somou à generosidade carioca das famílias e paróquias que acolheram e dos milhares de voluntários que trabalharam, não obstante os imprevistos e sacrifícios (distâncias, transporte, entre outros) para quem vem e quem recebe. Nada disso tirou a paz e o brilho, pois o amor falou mais alto.
O saldo é positivo para os jovens, para a Igreja e para o Brasil. Alimentou-se a esperança, fortaleceu-se a coragem. É possível vivenciar novos valores e vislumbrar um caminho eficaz de superação da violência. Mas é preciso, como aconteceu na Jornada, desarmar os corações, romper barreiras, favorecer o encontro de pessoas e culturas, alimentar a fé, celebrar a vida. Entender que o próximo é um dom e um tesouro; não uma ameaça.
Na história das Jornadas, a JMJ Rio 2013 escreveu mais uma bela página. O Papa encantou o Brasil com seu olhar de amor, seus gestos, suas palavras. Não cansou de acolher e abençoar as crianças; falou com insistência do respeito aos idosos; exortou os jovens acerca dos valores perenes do matrimônio e da família, da fé e da religião. Orientou a Igreja e seus ministros, a começar pelos bispos.
Os meios de comunicação projetaram a Igreja católica no cenário nacional e internacional, mostrando ao mundo o que a Igreja se propõe ser para o mundo, isto é, um sinal do reino de Deus, uma luz na sociedade, especialmente no serviço aos pobres. E, na missão da Igreja, os jovens são protagonistas, como discípulos-missionários: ide, fazei discípulos entre todas as nações! (Mt 28,19).
O Arcebispo Dom Orani João Tempesta, seus bispos auxiliares, a arquidiocese e o povo do Rio de Janeiro merecem reconhecimento e gratidão pelo trabalho efetuado. Valeu a pena todo esforço. A próxima Jornada deverá acontecer em 2016, em Cracóvia, Polônia, terra natal do Beato João Paulo II, iniciador das Jornadas. Será um reconhecimento de que sua profética inspiração é semente germinada e árvore que cresce e dá bons frutos. Vale a pena apostar na Juventude!
                                                                                                                                                 

                                                                                                                                              Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo de Mogi das Cruzes (SP)

domingo, 4 de agosto de 2013

HOMENAGEM AO PADRE HELENILDO MARQUES


É bem sabido que muitos visitantes, inclusive sacerdotes, elogiam a fé do povo da Paróquia de Taipu e Poço Branco. A participação massiva nas missas, encontros, campanhas. Porém, durante alguns anos este mesmo povo começou a afastar-se e podíamos ver lugares vagos nos bancos nos momentos das missas dominicais.

A constante saída de administradores paroquiais foi uma situação relevante para que isso tivesse acontecido. O ultimo padre que esteve mais tempo à frente da Paróquia Nossa Senhora do Livramento foi o Pe. Cláudio Régio, hoje Pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor - Bom Pastor – Natal. Aqui esteve por 10 anos, saindo em 2003. De lá pra cá já se passaram 4 sacerdotes.

Atualmente a paróquia está sendo administrada pelo Pe. Helenildo Marques e sua vinda trouxe um novo ânimo para os paroquianos. Hoje vemos as igrejas lotadas, com várias pessoas em pé. É a primeira paróquia que o Pe. Helenildo é administrador.

O Pe. Helenildo Marques tem mostrado um carinho de pai, pastor, líder. Dando atenção, ouvindo e, principalmente, levando uma palavra de ânimo, conforto e sobriedade. É comum ouvirmos comentários como: “que padre abençoado”; “Estávamos precisando de um padre assim”; “Que missa abençoada”...

Hoje, 04/08 ( Dia dos Padres ) os paroquianos de Taipu e Poço Branco se alegram e prestam suas homenagens ao nosso Padre. Damos graças a Deus por nos ter encaminhado um pastor que se preocupa com suas ovelhas. Que tem sempre uma palavra encorajadora e comprometido com o avivamento da fé de todos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

JMJ RIO 2013 TEM RECORDE DE PÚBLICO EM COPACABANA

Os resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) superaram as expectativas, de acordo com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro Ato Central, a Missa de Abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo.  Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.


No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.
Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.

“Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na História como Deus tem atuado. Não tem outra explicação”, destacou Dom Orani.

 Perfil dos inscritos

A JMJ Rio2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos internacionais, 72,7% estiveram no Brasil pela primeira vez e 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.

Foram mais de 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio2013 e mais de 200 mil acessos. O facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o flickr superou 10 mil downloads.

Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 Bispos inscritos, dos quais 28 são Cardeais. Além disso, foram 7814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.

O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para Missa de Envio.

A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo.  



Experiência de Fé

A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com Dom Orani. “Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido”, destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio2013 e trabalhar pelos jovens.

Entre os vários momentos significativos vividos junto ao Santo Padre, Dom Orani destacou dois: a relação de carinho com as crianças e a oração ao Cristo Redentor. “Todas as vezes que nos deslocávamos de helicóptero, o Santo Padre olhava para o Cristo e rezava. Eu que estava atrás dele, pude presenciar várias vezes esses momentos de oração.

A proximidade do Papa com as pessoas traz um testemunho para o mundo de que a Igreja está perto das pessoas, como uma mãe de seus filhos, explicou Dom Orani. “A Igreja antes de mais nada anuncia uma boa notícia a todos”, disse. Outro legado deixado pela JMJ Rio2013 foi a atenção do poder público e da mídia para a Região Oeste, onde está Guaratiba.

A cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no domingo de Ramos do próximo ano, serão entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

Fonte: CNBB

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...