quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMO ENCONTRAR A SABEDORIA?

Muitos homens procuram adquirir bens materiais e construir grandiosas fortunas no mundo terreno, além da busca incessante pelo sucesso, prestígio reconhecimento e poder, contudo, muitos se perdem pelo caminho traçado, haja vista que os verdadeiros valores para se viver bem a vida, encontra-se na sabedoria e no discernimento que Deus dá a cada um dos seus filhos.
Todavia, para se adquirir a sabedoria, necessitamos do maior dos dons: o temor a Deus. É através do temor ao senhor que encontramos a sabedoria e o discernimento. Sendo obedientes aos preceitos do Senhor, andamos pelos caminhos da justiça e da retidão. Deparamo-nos com valores que antes não estavam presentes em nossa vida.
“Suportas as demoras de Deus e agarra-te a ela e não a largues, para que sejas sábios em teus caminhos” (Eclesiástico, 2; 3). Deus está sempre apto a nós ajudar a encontrar a sabedoria, entretanto, se faz necessário que tenhamos a consciência que para receber tal bem de Deus, devemos andar pelos caminhos que Ele trilhou para cada um de nós. Além do que, ter paciência e saber esperar as demoras do senhor, já que o tempo de Deus não é necessariamente o nosso tempo.
A sabedoria nos transporta para o caminho que leva-nos ao verdadeiro conhecimento de Deus e nos impulsiona a buscar os legítimos valores da vida cristã. O homem sábio é aquele que pratica a justiça em todos os lugares por onde anda. Tem um coração misericordioso e bondoso, deste modo, ama a vida que Deus lhe proporcionou.
Para encontrar a sabedoria e vivenciá-la em nosso dia a dia, devemos, pois, temer ao senhor, sendo obedientes aos seus mandamentos, tratando cada irmão igualmente, amando o próximo sem distinção, obedecendo ao preceito da justiça, sendo humildes, nunca orgulhosos, nem presunçosos e nem tão pouco arrogantes e soberbos.
“Pois a sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. Ela é o sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do Todo-Poderoso” (sabedoria, 7, 24-25). A sabedoria transborda luz e clareza por onde passa, quem a possui é feliz. Sendo fiés e obedientes ao Senhor temos a convicção que adquiriremos a sabedoria e o conhecimento.

Josy Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...