Pular para o conteúdo principal

POÇO BRANCO REALIZA MINI ASSEMBLÉIA PASTORAL

Hoje, no período de 08h às 13h, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus, de Poço Branco e as comunidades distritais religiosas do município, juntamente com o Pe. João Maria dos Anjos e o Diác. José Belizário.

Após a Oração Inicial e sendo feita uma dinâmica para chamar mais a atenção de todos os presentes com relação ao compromisso de todos com a missão e o companheirismo, o Pe. João Maria explicou a todos da possibilidade de podermos nos tornar Área Pastoral.
Falou que é um desejo dele próprio, também, porém, mostrou alguns requisitos para que isso podesse vir a acontecer.
Vejamos:

* Casa Paroquial;

- Isso Poço Branco já tem, porém, também é necessário a manutenção desta casa e de quem
nela possa vir morar como: alimentação, anergia, água, telefone e empregada.

* Carro;

- Para que o Padre possa se deslocar para as comunidades e celebrar se faz necessário um
carro e, com ele, a manutenção: peças, combustível.

* Plano de Saúde;

- O clero precisa de um plano de saúde para a manutenção de sua saúde, já que em nosso país,
como um todo isso ainda é uma situação precária.

* Salário;

- Um sálário para o padre, pois assim diz Senhor: "Permanecei na mesma casa, comei e bebei do
que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa". (Lc 10,7);

* Secretaria;

- Passando a ser Área Pastoral, toda a administração passa a ser realizada dentro da Área, ela já fica independente da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, e com isso, salário para a secretária ou secretário.

A arrecadação mensal, hoje, está em torno de R$ 2.500,00 e passando a ser Área Pastoral, precisaria de, no mínimo, uma arrecadação mensal de R$ 4.500,00, para poder se cumprir todoas as despesas.

A comunidade de Poço Branco, juntamente com todas as suas comunidades distritais religiosas precisam atuar com mais afinco para que se possa mostrar a Cúria Arquidiocesana que temos capacidade de sermos independente e andarmos com nossos próprios pés.

A Paróquia Nossa Senhor do Livramento tem um total de 43 comunidades e fica difícil para um padre apenas atender todas elas. Mesmo com a presença do Diácono José Belizário, o que já veio somar muito na Paróquia, ainda não se consegue dar um atendimento aos fiéis, pois sabemos que o diácono é limitado.

Acredito que o que está faltando é crédito.

A comunidade do Sagrado Coração de Jesus sempre foi atuante e nunca deuixou a "peteca cair", não será, com a criação da Área que ela vai deixar.

Houve uma divisão de grupos para se fazer uma avaliação de pontos positivos e negativos; opiniões de como dinamizar a Missa sem ferir a Liturgia e a criação de encontros de louvor nas comunidades.
Os grupos mostraram as atividades já existentes nas comunidades como: reza do Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento nas capelas que tem o Santíssimo, estudos bíblicos e Missas e celebrações com a presenças do Padre e do Diácono.
O Pe. João Maria também lembrou da enquete feita entre os fiéis sobre a mudasnça da Missa do domingo às 17:30h para o sábado às 19:30h, ficando assim o percentual: 64,25% aprovaram a mudança e 35,75 não aprovaram. Esta enquete foi realizada, porque o Pe. João Maria notou um esvaziamento de fiéis na missa do domingo em relação a quando era celebrad no sábado.
Abaixo algumas fotos do encontro. Coloque o mouse sobre a foto para visualisar a legenda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois…

TAIPU ENCERRA FESTA DA PADROEIRA

Após 10 dias de festejos foi encerrada neste domingo (06), a Festa de Nossa Senhora do Livramento 2015. No último dia houve a alvorada com a banda de musica às 5h, juntamente com uma queima de fogos; missa solene, às 9h, celebrada pelo Padre Rodrigo Paiva; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h30; e às 12h, solene descida da imagem de Nossa Senhora do Livramento do seu nincho, sendo coroada logo em seguida, e saudada por um pipocaço de fogos. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu de sua matriz em procissão pelas ruas de Taipu, tendo grande número de fiéis acompanhando. Ao chegar na matriz, houve a Missa de encerramento da festa, celebrada pelo Padre Edílson Soares Nobre. Após a Missa foram arriadas as bandeiras, com o show pirotécnico. A festa foi encerrada após a solene subida de Nossa Senhora ao seu nincho, e da entrega das flores. Ás 18h30, foi servido o jantar de Nossa Senhora do Livramento, no largo da matriz. Um grande momento de confraternização e reencontro das …

TAIPU REALIZA VESTIDURA DE COROINHAS

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou no dia 22 de fevereiro, a investidura dos 10 novos coroinhas e a renovação de 8 antigos em Taipu. A celebração foi durante os festejos do aniversário natalício do Padre Helenildo Marques, na matriz de Nossa de Nossa Senhora do Livramento. Cerca de 30 coroinhas de Poço Branco e Natal participaram da investidura, juntamente com os paroquianos das comunidades que lotaram a igreja por ocasião da data importante para a paróquia. Veja as fotos:











Fotos: Pascom Santo Antônio de Pádua