quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO 2011


MENSAGEM AOS PAROQUIANOS

Na alegre expectativa da festa de nossa padroeira, Nossa Senhora do Livramento de Taipú, venho com o coração repleto das disponibilidades do espírito, conclamar a todos, para que, cada vez mais conheçamos, amemos e sigamos a Jesus. E isto, o faremos rezando, ouvindo a palavra de Deus, celebrando a eucaristia e amando o nosso semelhante.

É o convite que fazemos para você, ao mesmo tempo em que convidamos cada um, todas as famílias e a comunidade em geral. Chegamos a esse momento feliz! Seja-me permitido, aqui e agora, à maneira de irmão na fé, recolher e interpretar o que está pulsando nos nossos corações e depositá-lo no afetuoso coração de Maria e nossa.

É verdade sim que, em nossas reuniões familiares, junto á mãe, todos os filhos e irmão se sentem mais disponibilizados á bondade, à generosidade, à solidariedade, à reconciliação, á comunhão e participação de vida e ao reencontro do afeto fraternal. Assim sendo e muito mais, neste ano, queremos deixar como imperativo a piedade e o amor filial áquela que é nossa mãe na fé, os nossos momentos de efusões de afeto e dos dons propositais.

Tenhamos sempre presente, que a Mãe de Deus é a figura da igreja, como já ensinava santo Ambrósio, que dizer na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo. Oh! Senhora nossa, guiai-nos para a luz, e um dia, ao vosso lado possamos ver Jesus.

Concedei-nos, por vossa intercessão, ó mãe querida do Livramento, que os vossos filhos e filhas taipuenses aprendem a não separar a fé da vida nem a vida da fé e terem a atitude de verdadeiros ouvintes do evangelho, Boa Nova da salvação, procurando sempre conhecer, amar e viver como fiéis discípulos e missionário obedientes ao seu Mestre. Que será sempre Cristo “a luz do mundo”.

“Da glória feliz do senhor onde estais rogai junto ao Filho por nós,, vossos filhos! Rogai por nós que recorremos a vós!”.

Mãe do Livramento!
Viva a fé! Viva a Festa!

Pe Francisco de Assis Inácio
(Administrador Paroquial)


Programação Religiosa

17/11 – Quinta – feira
18h e 30min.: Abertura – carreata saindo de frente a igreja Sagrado Coração de Jesus em Poço Branco, em direção à Matriz de Taipú.
19h e 30min.: Bênção do Santíssimo Sacramento
Presidente: Pe. Francisco de Assis (Adm. Paroquial) e o Diác. José Belizário.

18/11 – Sexta – Feira
Tema – Maria: “Mãe de Deus no mistério de Cristo e da igreja!” (Gaundium ET Spes, 22)
04h – Caminhada Penitencial
12h – Oficio de Nossa Senhora
19: 30hmin – Novena/missa
Presidente da Celebração: Pe. Edvan Araújo de Lucena ( João Câmara), Pe. Francisco de Assis e o Diác. José Belizário

19/11 – Sábado
Tema: Maria: Modelo de fé, na esperança e na caridade!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Missa
Celebrante: Pe. Rogério Ferreira Barros (S. Paulo Apóstolo – Pedro Avelino)

20/11 – Domingo de Cristo
Tema: Uma vida pautada pelo serviço e pela solidariedade!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Missa
Celebrante: Pe. Francisco de Assis Inácio Administrador paroquial

21/11 - Segunda – feira
Tema: Maria: Uma vida dedicada ao amor!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Missa
Celebrante: Pe. Francisco de Assis Inácio (Administrador paroquial) e o Diác. José Belizário

22/11 – Terça - Feira
Tema: Maria: Educadora da fé!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Novena/Missa
Celebrante: Pe. Claudio Régio da Silva (Bom Pastor - Natal) e o Diác. José Belizário

23/11 – Quarta - Feira
Tema: Maria: A primeira a ouvir e a viver a palavra!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Novena/Missa
Celebrante: Pe. Jonerikson Gomes da Silva (Serra Caiada) e o Diác. José Belizário

24/11 – Quinta - Feira
Tema: Maria: Discípula e missionária do seu Filho!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Novena/Missa
Celebrante: Pe. José Perreira da Silva Neto (Santa Cruz) e o Diác. José Belizário

25/11 – Sexta - Feira
Tema: Maria: Mãe de Deus e Mãe dos cristãos!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Novena/Missa
Celebrante: Pe. João Maria dos Anjos Sobrinho (Parque dos Coqueiros - Natal) e o Diác. José Belizário

26/11 – Sábado
Tema: Maria: Fazei-nos misericordiosos do jeito de Jesus!
04h: Caminhada Penitencial
12h: ofício de Nossa Senhora
19h30min.: Novena/Missa
Celebrante: Pe. José Freitas Campos (São Sebastião/Alecrim - Natal) e o Diác. José Belizário

27/11 – Domingo : Dia da festa da padroeira
10h: Missa Solene
12h: ofício de Nossa Senhora e descida da imagem
16h30min.: Procissão
17h: Celebração da Santa Missa e Encerramento da Festa
Celebrante: Pe. Francisco de Assis Inácio (Administrador Paroquial)

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

Dia 26 de novembro de 2011 – Barraca, Leilão animada pela Banda “DOM CARDOSO E SEUS METAIS”.

Obs.: A Programação completa você confere no convite impresso.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SEMÁFOROS INTERIORES - O coração humano é um grande sinaleiro

Um dos sinais de trânsito mais conhecidos é o semáforo. Este sinalizador é de fundamental importância para a segurança dos pedestres e dos motoristas. Desobedecê-lo é colocar em risco a própria vida e também a de outras pessoas. Muitos já desobedeceram ao que o semáforo indicava e o resultado não foi bom. Ou foram vítimas de um acidente ou então receberam uma multa.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, avançar um sinal vermelho é uma violação gravíssima às normas impostas. O motorista que comete tal falta perde sete pontos em sua carteira de habilitação. Diante de tal gravidade que pode ocorrer quando o sinal está vermelho, melhor será para o condutor do veículo obedecer.

No entanto, sabemos que nem todos os motoristas e pedestres respeitam os sinais de um semáforo. Diante da imprudência de tal atitude o resultado nem sempre é positivo. Muitos já perderam a vida e outros tantos a roubaram de seus semelhantes. Atitudes inconseqüentes têm resultados trágicos.

O coração humano é um grande semáforo. Ele nos indica qual a postura que devemos ter diante das mais variadas situações da vida. Porém, é preciso reconhecer as cores que nos indicam o que devemos fazer diante das encruzilhadas de nossas opções!

Sinal vermelho do semáforo do nosso coração indica que é tempo de parar. A pressa em chegar pode nos fazer provar o amargo das emoções que ainda estão verdes. Ultrapassar o sinal vermelho é arriscado e perigoso. Podemos causar acidentes que deixarão graves seqüelas no coração de quem não era culpado.

Respeitar o pedestre é sempre prioridade nas leis de trânsito. Nas leis do coração a mesma atitude é fundamental. Respeitar aqueles que cruzam as esquinas de nossa alma e caminham lado a lado conosco é atitude de um cristão consciente!

Sinal amarelo é sempre de atenção. Olhar para os dois lados da vida e ver qual deles nos oferece mais segurança! Parar e observar se a nossa pressa não poderá ser interrompida por alguém que vem em alta velocidade e ainda não aprendeu a respeitar os semáforos de nosso coração é imprescindível. Buscar a segurança necessária para que não sejamos vítimas de nossos próprios descuidos é cuidar com atenção de nosso coração.

A esperança é verde. Quando o semáforo de nossa alma nos indica que podemos seguir em frente não hesitemos. Com segurança poderemos trilhar os mais belos caminhos e descobrir as mais lindas paisagens escondidas nas curvas de nossa alma.

Há muitos corações congestionados com sentimentos confusos. Há ainda semáforos queimados que precisam ser trocados. Um semáforo que não serve para nos indicar com segurança o nosso caminho se torna sucata. Jesus é o grande Semáforo da nossa vida. Ele nos indica qual é o melhor caminho que devemos seguir.

Nem sempre o verde da esperança estará nos indicando que podemos seguir em segurança. O vermelho do proibido, muitas vezes, vai salvar nossa vida de tristes acidentes emocionais. A atenção do amarelo vai nos garantir que precisamos parar e olhar para a vida com mais cuidado.

Para a pecadora arrependida o vermelho da hora de parar foi aceso. O jovem rico recebeu o sinal amarelo da atenção: era preciso parar e rever as escolhas que estava fazendo. Judas estava com o semáforo de seus sentimentos quebrado. Não havia prestado atenção que o sinal amarelo indicava o vermelho que iria chegar. Não olhou e foi atropelado pelos próprios erros. Maria Madalena descobriu em uma manhã de ressurreição o sinal verde de novas possibilidades.

Nos semáforos do coração encontramos a segurança necessária para caminharmos pela vida de mãos dadas com um tempo novo. Jesus nos dá sinais de trânsito livre e seguro no cotidiano dos congestionamentos de nossa alma.

Padre Flávio Sobreiro
Vigário da Paróquia N. S. do Carmo (Cambuí - MG)
Fonte: www.cancaonova.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ENCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2011

No domingo, 30/10, as festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus teve seu encerramento com a procissão pelas ruas da cidade e celebração da Santa Missa. Uma grande multidão acompanhou a imagem do seu padroeiro com hinos e orações. A Celebração Eucarística marcou o fechamento de mais um novenário onde se pôde presenciar a fé de um povo que acredita nas bênçãos derramadas pelo Coração de Jesus sobre os seus filhos que a Ele recorre. Poço Branco sempre mostrou sua fé, carinho e devoção e com isso contagia todos aqueles que aqui se achegam. É a amostra de um povo confiante que o Pai Eterno, pela sua infinita Misericórdia, tem compaixão de um povo que sabe testemunhar seu amor.

SHOW LOUVOR

Na sexta-feira, 28/10, dentro das festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus, houve um show religioso com França Lima e Banda, levando os fiéis a um momento de louvor e oração através da música. Com hinos alegres e momentos de reflexão os presentes puderam elevar à Deus suas preces e louvores num início de tradição que começou ano passado, 2010, com um show das irmãs Sônia e Léa.

CAMINHADAS PENITENCIAIS – MOMENTO DE FÉ

Um ensinamento deixado por Frei Damião ainda está vivo no coração dos fies de Poço Branco que despertam cedo para participarem das caminhadas penitenciais que acontecem dentro da festa do Sagrado Coração de Jesus todos os anos. Estas caminhadas foram colocadas dentro do cronograma da festa do padroeiro pelo então administrador paroquial Pe. Cláudio Régio que administrou a Paróquia Nossa Senhora do Livramento por 10 anos. Às 04h da manhã, com cânticos e orações, todos saem pelas ruas numa caminhada onde se busca cada vez mais o encontro com Deus pelas orações e reconhecimento da nossa condição de pecadores.

Este ano, tivemos um testemunho pessoal de uma devota que falou da alegria de ter alcançado uma graça que pediu ao Sagrado Coração de Jesus e foi atendida. A devota Dalva Fernandes (foto abaixo) que já havia morado em Poço Branco há 10 anos atrás, estava morando em São Paulo e há 8 meses voltou a morar aqui na cidade. Há 01 ano alcançou a graça pedida e disse que vai continuar sua devoção ao Coração de Jesus.

Na sexta-feira, 28/10, com o término das caminhadas penitenciais, houve um café comunitário onde cada um levou alimento para depositar à mesa e ser partilhado por todos num gesto fraterno e solidário. Mais uma vez o Ágape aconteceu na comunidade de irmãos.

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...