Família: Comunidade chamada a anunciar a Boa Nova
Em sua homilia, na abertura do Sínodo dos Bispos de 1980, que tratava sobre a instituição familiar, o Papa João Paulo lI, dizia "a família cristã, de fato, é a primeira comunidade chamada a anunciar o Evangelho à pessoa humana em crescimento e a levá-la, mediante a catequese e a educação progressiva, à plenitude da maturidade humana e cristã".
Hoje, a família cristã sofre transformações influenciadas pela mídia e por outros valores que contradizem os ensinamentos de Jesus Cristo. Parafraseando o Padre Zezinho numa de suas canções, e!e canta, "... Sei que a televisão, o rádio e o jornal convencem mais cabeças do que o padre lá no altar... ". O divórcio, a prática do aborto, o contrato de união de pessoas do mesmo sexo, a violência dentro de casa, o desrespeito entre pais e filhos, a falta de diálogo são elementos cada vez mais comuns na realidade de nossas famílias. A família deixou de ser há muito tempo, essa comunidade que anuncia a Palavra de Deus e a qual é chamada a testemunhá-la e a transmiti-la àqueles que a formam.
Torna-se urgente e necessário resgatar a família da situação conflitante na qual ela se encontra, e para isso, é imprescindível que nós, que somos a Igreja, favoreçamos entre os membros de cada família cristã um encontro pessoal com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, por meio de sua Palavra, salvaguardada pela Sagrada Escritura, pelos Sacramentos da Igreja e também pelo nosso testemunho de fé e vida, que deve ser coerente com aquilo que anunciamos e professamos.
Portanto, rezemos para que a instituição família seja sempre preservada dos problemas e conflitos que geram a sua degradação. E que seus membros, pais e filhos possam se tornar testemunhas vivas do Evangelho e do projeto de vida e salvação de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos redimir e nos salvar e restaurar a dignidade de toda a humanidade que havia sido perdida.
Pe. João Maria A. Sobrinho.
Administrador Paroquial