sexta-feira, 10 de julho de 2009

PARA CONHECIMENTO

A FESTA DE CORPUS CHRISTI

A comemoração do Corpo de Cristo, ou Corpus Christi, foi instituída pelo Papa Urbano IV no ano de 1264. São Tomás de Aquino compôs o hino para a sequência da Missa dessa festa: "Louva, Sião, o Salvador". Nesse hino, o santo teólogo conseguiu exprimir em forma de poesia os ensinamentos da Igreja sobre a Eucaristia.

Cinquenta anos mais tarde outro Papa, Clemente V, estabeleceu a Festa da Eucaristia como obrigação canônica mundial. E o Concílio de Trento, em meados do século XVI, tornou oficial a realização da Procissão Eucarística, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública de fé na presença real de Cristo na Hóstia Sagrada.
Estava assim definitivamente instaurada em toda a Igreja "a Festa em que o Povo de Deus se reúne em volta do tesouro mais precioso herdado por Cristo, o Sacramento de sua própria Presença, e O louva, canta e leva em procissão pelas ruas da cidade", conforme definiria o Concílio de Trento no século XVI.

Fonte: Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...