sexta-feira, 4 de junho de 2010

ACONTECEU EM POÇO BRANCO

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.


http://noticias.cancaonova.com


A comunidade do Sagrado Coração de Jesus, unida com toda a Igreja católica do mundo inteiro, também se reuniu neste dia 03/06 para celebrar a festa de Corpus Christi, às 08h da manhã e depois saindo pelas ruas em uma procissão com o Santíssimo Sacramento.



SANTÍSSIMA TRINDADE, ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

No último dia 29/05, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus, Poço Branco, se reuniu em torno do altar para a Santa Missa da Santíssima Trindade e, ao mesmo tempo, realizou a cerimônia de encerramento do mês de maio com a coroação de Nossa Senhora.
Como já acontece há 5 anos, a comunidade realiza a Seresta da Família, em alusão a uma antiga tradição que acontecia em Poço Branco velho, antes da construção da Barragem Engenheiro José Batista do Rêgo Pereira. Ao término do mês de maio e coroação de Nossa Senhora, a comunidade se reunia para uma pequena quermesse onde acontecia leilão e vendas de comidas da região. Hoje, procurou-se colocar o título de SERESTA DA FAMÍLIA, evento que já se tornou tradição na cidade. Ao se aproximar o fim de maio as pessoas começam a perguntar se vai acontecer a seresta que realmente é um encontro das famílias. A renda do evento sempre tem um destino específico e neste ano toda a renda será destinada para a recuperação da Casa Paroquial da cidade.

Abaixo um slide com fotos de cada momento.
Coloque o mouse sobre a foto para visualizar a legenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Paróquia de Nossa Senhora do Livramento tem novo site A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco, lançou um novo si...